As redes de fibra óptica que chegam até a casa do usuário (Fiber-to-the-Home ou FTTH) já são realidade no mercado de provedores de serviços de internet da América Latina – e também do Brasil. Com o objetivo de atender às necessidades específicas desse segmento em relação a redes FTTH, a Furukawa oferece uma série de soluções e serviços.

Uma das novidades desse segmento é a EZ!Lux, para redes de terminação óptica (que atendem o último trecho, já dentro da residência do assinante). Baseada na tecnologia de redes pré-conectorizadas, a solução dispensa a necessidade de fusões ou conectorizações em campo, uma vez que as caixas de terminação e cabos drop já vêm com conectores e adaptadores de fábrica. “Isso facilita a instalação e a expansão da rede, que é plug and play, reduzindo assim o investimento inicial do provedor”, explica Rodrigo Arenales, responsável pela área de Engenharia de Aplicações Furukawa.

A empresa também lançou o suporte premium 24×7 para o programa FBS Professional Services – que inclui serviços como projeto executivo da rede, supervisão durante a instalação, suporte para ativação dos equipamentos (Startup Kit), reposição rápida de equipamentos e prioridade no atendimento de suporte técnico, entre outros. E a linha LightDrive, formada por soluções de acesso óptico com tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network) destinadas, principalmente, ao mercado de provedores de internet. (Com assessoria de imprensa)