Por Jorge Fraga - Arquivo desenvolvido por Jorge Fraga, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=9444086Parceria entre as empresas Huawei, Hostfiber e Agora Telecom, foi homologada uma topologia de backbone baseada em MPLS para cobertura de cem cidades no estado de São Paulo, em 2017. A estrutura, baseada em tecnologia Huawei, foi projetada para operação de circuitos IP de alta capacidade em 10 Gbps e 40 Gbps e atende todos os protocolos e normas de boas práticas vigentes.

O desenvolvimento da solução foi executado pelo time de Pesquisa e Desenvolvimento da Huawei na China, apoiado pela equipe de Engenharia e suporte local da Agora Telecom e Hostfiber. A Huawei ficará responsável pelo fornecimento integral da tecnologia e a Agora Telecom pela logística internacional, apoio à integração e suporte técnico de toda a solução. A operação e comercialização de serviços de links de acesso à internet e ponto a ponto serão executados pela Hostfiber.

O primeiro lote de equipamentos do projeto chegou ao Brasil este mês de fevereiro e a previsão de conclusão total do projeto é para julho. (Com assessoria de imprensa)