A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou esta semana o licenciamento de estações que operam em 700 MHz pelas operadoras de telefonia móvel em mais 142 municípios de 13 regiões. Entre eles estão as capitais Belém (PA), Porto Velho (RO), João Pessoa (PB) e Vitória (ES).

Com isso, o espectro está liberado em 2.023 cidades do país. O licenciamento de estações é fruto do trabalho realizado no âmbito do Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV e RTV (Gired).

O estudo é aprovado pelo Gired, presidido pela Agência e conta com a participação da Secretaria de Radiodifusão do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), além de associações das empresas de radiodifusão e das operadoras de telecomunicações.

Para essas cidades conseguirem autorização para começar a operação na faixa de 700 MHz , precisam realizar uma campanha de “mitigação preventiva”, na qual a população é informada sobre como agir em caso de interferência do sinal da banda larga móvel na TV aberta digital.

O período de mitigação dura em média 30 dias. Após o término desse processo, a Anatel autoriza que a banda larga móvel passe a funcionar na faixa de 700 MHz.

A Anatel liberou também o licenciamento de estações nas regiões de nove estados: Bacabal (MA); Dourados (MS); Itabuna e Porto Seguro (BA); Goiás (Santa Helena de Goiás); Araguari, Montes Claros, Nanuque (MG); Ibaiti (PR) e Pedras Altas (RS). (Com assessoria de imprensa)