A Nextest firmou parceria com a Sumitomo Electric Lightwave para distribuir toda a linha de produtos da fabricante japonesa, que inclui máquinas de fusão de fibra óptica, conectores ópticos e soluções end-to-end. Entre os destaques da linha a ser oferecida inicialmente, está a fibra óptica ribbon.

O diretor comercial da Nextest, Alexandre Guimarães, conta que já estão disponíveis, no Brasil, as máquinas de fusão da linha Quantum. A Quantum 102 CA, para backbone e também para redes FTTx. O tempo de fusão de apenas 5 segundos e 9 segundos para contração do tubete juntamente com os dois fornos (patente da Sumitomo) aumentam em 80% a eficiência das fusões. Outra característica é a vida útil do eletrodo de 6 mil fusões.

Já está no mercado brasileiro também a nova ferramenta Sumicloud, que permite gerenciar remotamente os resultados, os ativos, a atualização de firmware e os procedimentos de manutenção.

A fibra óptica ribbon oferece uma hiperestabilidade aos data centers, diz Rogério Lopes, diretor Internacional de Vendas e Desenvolvimento de Negócios da Sumitomo Electric Lightwave. Os cabos poderão ter até 3.456 pares de fibra nesse modelo, em que as fibras são fusionadas em pares de 12 em 12.

 

Centro de serviços

A parceria da Sumitomo com a Nextest inclui a montagem de um centro de serviços e treinamento, a ser construído em Belo Horizonte ou São Paulo. O local vai oferecer cursos certificados e um laboratório de assistência técnica completa, que permita a técnicos brasileiros realizar serviços para produtos dentro e fora da garantia. “Consideramos muito importante apoiar esse espaço de formação para que o suporte aos nossos produtos seja feito aqui no Brasil com a mesma qualidade da matriz”, ressalta Lopes.