A MOB Telecom, provedora cearense de serviços de telecomunicações, alcançou 10 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas no Brasil, com presença em todos os estados da região Nordeste e em algumas das principais regiões metropolitanas do Sudeste. Para iluminar essas redes ópticas, a operadora usa tecnologia DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing) da Padtec.

A operadora está com planos de expansão no Centro-Oeste no Sudeste, especialmente nas cidades de Brasília, Goiânia, São Paulo e Rio de Janeiro. No DF e na capital paulista, passou a vender, ano passado, serviços corporativos de data center, hosting, telecomunicações e links de alta performance.

As mais recentes rotas DWDM vão do Maranhão ao norte de Pernambuco. Usam transponders duais de 100 e 200 Gb/s e amplificadores ópticos da Padtec. No total, são mais de 2 mil quilômetros de redes ópticas com terminações em seis estados do Nordeste: Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte. Os investimentos na rede não foram revelados. (Com assessoria de imprensa)