A Padtec anunciou durante o Futurecom, um marco importante: o total de 200 mil quilômetros de redes ópticas iluminadas na América Latina. “Os equipamentos da Padtec estão presentes nas redes das mais importantes operadoras de telecomunicações da América Latina”, afirma Manuel Andrade, CEO da empresa.

“Além disso, nossa presença atualmente se estende ao mercado mundial, por meio de representantes e negócios em diversos países”, acrescenta o executivo, informando que a empresa possui equipamentos comercializados em mais de 20 países e em todos os continentes.

Só no Brasil, a Padtec já iluminou mais de 40 mil quilômetros de redes ópticas DWDM para provedores de serviços de internet (ISPs). Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, cita como exemplo a rede construída no Cinturão Digital do Ceará por um consórcio formado por três grandes provedores da região nordeste.

“Trata-se de uma rede DWDM de alta capacidade, dimensionada para receber até 40 canais e preparada para transponders de 100 Gb/s, que interliga várias cidades do estado”, destaca.

Esse marco também se deve ao ingresso da Padtec no mercado de transmissão óptica submarina, que resultou no projeto do Cabo Junior (rede óptica submarina de alta velocidade fornecida pela empresa para o Google no ano passado). Além disso, a capacidade da Padtec de oferecer soluções adequadas às mais diversas necessidades beneficia a implantação de sistemas ópticos subfluviais – como o fornecido pela empresa para o Amazônia Conectada, programa do Ministério da Defesa que leva conexão banda larga ao interior do Amazonas através de vias fluviais.