Quem se interessar em compartilhar a infraestrutura de rede da Prodabel, a empresa de TICs da prefeitura de BH, pode procurar a empresa. Segundo anunciou Marcio Freire Ramos, superintendente de Engenharia da empresa, durante o Encontro Provedores Regionais Minas Gerais, realizado no dia 9, em Contagem, MG, a Prodabel está aberta a parcerias com empresas privadas, amparada na Lei 13.303/16, que dispõe sobre o estatuto jurídico da empresa pública, da sociedade de economia mista e de suas subsidiárias. Aos parceiros, até então entidades públicas, a Prodabel oferece uma rede óptica própria ou em parceria de 960 quilômetros, 91 hot spots Wifi em vilas e favelas e uma base de dados geoespaciais de 300 camadas.

Mas até o final do ano a rede vai se ampliar. Vai ganhar mais 300 quilômetros com a digitalização dos semáforos e sua interligação a concentradores, outros 40 a 50 quilômetros com a ampliação da Rede Comep, em parceria com a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), e mais um tanto de quilômetros para interligar os data centers do TRE/TRT. Além disso, vai colocar à disposição dos parceiros as nove ERBs instaladas na capital mineira, que ficarão ociosas quando a Prodabel desativar as 50 conexões de rádios restantes. “Toda nossa conexão será por fibra”, disse Ramos, que anunciou ainda, para o final deste mês, a abertura de uma licitação para a contratação de 2.150 pontos WiFi, 2 mil indoors para órgãos da Prefeitura, vilas e favelas e 150 outdoors para praças. No caso de espaços públicos, o programa da cidade prevê o acesso por cidadão apenas por três horas diárias.

Outra possibilidade de parceria é com o Laboratório Aberto de IoT, que já está em funcionamento. Basta que a empresa apresente o projeto à Secretaria do Desenvolvimento. Se ele for aprovado, o projeto será desenvolvido usando toda a infraestrutura do laboratório e depois testado na rede da Prodabel, no trecho entre a Praça da Estação e a Praça Ramos Vaz, no centro da cidade. Se o desenvolvimento for homologado, será comercializado em parceria, dentro do que prevê a Lei 13.303.