Quem tem expertise, ensina os outros. Quem é aluno um dia, pode ser professor no outro. Assim funciona o projeto De Provedor para Provedor, criado pela Rede Telesul. “E assim os provedores do Paraná estão aprimorando sua formação, a baixíssimo custo, por me da troca de conhecimentos que já existe entre o grupo”, explica Rosauro Baretta, presidente da associação paranaense.

A primeira formação acontece em dezembro de 2016, com um curso de fibra óptica, ministrado pela empresa Dez Telecom. Cerca de 20 provedores associados da Rede Telesul participaram dos dois dias de curso, realizado na cidade de Dois Vizinhos. Cada participante pagou uma taxa de R$ 100 para as despe4sas operacionais. “Não é nosso objetivo obter lucro”, garante Baretta.

Dia 13 de janeiro deste ano, aconteceu a segunda formação, em energia solar. O treinamento, para 30 profissionais de 20 empresas, foi dado pela  ConNet, na cidade de Maringá.

Os temas das capacitações são definidos de acordo com a demanda dos associados, em assembleias. A ideia é promover quatro treinamento por ano. O próximo conta Baretta, deve ser sobre técnicas comerciais. “Estamos em busca de um provedor que seja muito bom nisso para contar sua experiência aos colegas”, diz o presidente da associação.