A Viasat apresentou hoje o Viasat Urban Wi-Fi, um novo serviço Wi-Fi via satélite para cidades de todo o México. Ela deve levar o serviço para a área de cobertura do satélite Viasat 2, que inclui América do Norte, Central e Caribe. A empresa deverá reforçar sua posição em outras regiões, inclusive o Brasil, com o lançamento do Viasat 3 em 2020.

Para chegar ao mercado brasileiro antes disso, a empresa fechou um acordo com a Telebras para operar o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégica (SGDC), com o qual pretendia trazer para o país também o Wi-Fi Comunitário, mas essa negociação está suspensa por decisão judicial.

O Viasat Urban Wi-Fi está sendo implantado primeiro na Cidade do México, com planos de levar o serviço de banda larga de alta velocidade em todo o país até o final de 2019. Entre as principais cidades mexicanas esperadas para receber o serviço estão: Cabo San Lucas, Guadalajara, Guanajuato, Puebla, Tijuana e Veracruz.

O Viasat Urban Wi-Fi oferecerá velocidades de até 100 Mbps para os consumidores a preços acessíveis. Outros casos de uso esperados para o Viasat Urban Wi-Fi em ambientes urbanos incluem a necessidade de um sistema de conectividade resiliente – como um complemento às redes de telefonia móvel existentes – em tempos de desastre natural ou alívio da segurança nacional.

Atualmente, a empresa oferece serviços de pontos de acesso de Wi-Fi Comunitário via satélite a uma curta distância que atinge mais de um milhão de cidadãos mexicanos. Além do Gesac, um dos pontos do contrato com a Telebras, esse serviço também é cotado pela empresa para o mercado brasileiro a partir do SGDC, como informou o gerente-geral de Wi-Fi Comunitário na América Latina, Kevin Cohen.