A Voz e Dados, empresa de Porto Alegre (RS) especializada em treinamentos técnicos e gestão na área de Tecnologia e Telecomunicações, acaba de adquirir o Instituto GYZ (iGYZ), plataforma EAD da Incubadora e Aceleradora GYZ, localizada em Cachoeirinha (RS).

O Instituto GYZ foi criado para atender ao mercado de ISPs na área de educação, na modalidade EAD, e conta com inúmeros cursos voltados para esse segmento. Com a transação, a plataforma de Ensino à Distância será 100% integrada a Voz e Dados Academy, com portfólio próprio, cursos, diversas trilhas, inclusive linhas inéditas, como a de ISO9001 para Provedores de Internet.

“O negócio simboliza mais um movimento da empresa em direção à educação para o mercado de Provedores de Internet”, explica Luciano Franz, diretor da Voz e Dados. “As qualificações proporcionadas pelo iGYZ, somadas aos mais de 40 cursos que já mantemos em nossa companhia, resultarão em uma das maiores plataformas de Education do mercado de Telecom – na verdade, assumimos, com isso, a liderança nacional no segmento de ensino à distância e presencial para o segmento de provedores de Internet”, complementa.

Os valores envolvidos no acordo vinculante para aquisição de 100% da operação, que teve como advisor a Vispe Capital, não foram divulgados. Franz afirma, entretanto, que a compra mais do que dobra a capacidade da Voz e Dados Academy – uma vez que, com o iGYZ, a empresa adquiriu também toda a carteira de alunos e cursos da plataforma, o que expande a oferta da companhia para áreas como Inovação, Gestão, Negócios, Fibra Óptica, ISO 9000, entre outros.

O professor Fernando Morellato, responsável por toda a concepção técnica do Instituto GYZ e atual administrador e gerador de conteúdo da plataforma EAD permanecerá na gestão pedagógica e de conteúdo, junto a Voz e Dados.

Isto porque a experiência agregada por Morellato aos conteúdos é diferencial de mercado: o professor, que atua há mais de 30 anos em escolas técnicas como Senai, Senac, entre outras, do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro. Graduado em Licenciatura em Física, com formações técnicas em Eletricidade e Eletrônica, além de Engenharia Elétrica, Morellato passou por empresas importantes do cenário nacional de TIC.

Segundo o CEO da Vispe Capital, Droander Martins, o iGYZ nasceu para trazer conhecimento acessível a todas as camadas do mercado, incluindo cursos e trilhas de duração variada, alguns curtos, outros mais longos, para que o usuário possa escolher o que melhor atende sua demanda, tanto em termos de conhecimento, quanto em questão de tempo disponível.

A aquisição reforça, ainda, o movimento de expansão do segmento EAD. Se nos EUA este setor tende a bater na casa dos US$ 325 bilhões em investimentos até 2025, segundo a Forbes, no Brasil as cifras não são divulgadas, mas um estudo da Sagah mostra que já há mais de 1,5 milhão de alunos matriculados na modalidade no país, e que o número cresce a uma taxa média de 21% ao ano nesta área.

A pesquisa indica que, em 2018, o EAD respondia por cerca de 26% da educação superior nacional, devendo chegar a 51% até 2023.(Com assessoria de imprensa)