Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) vai começar ainda em julho a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida sobre os serviços de Telecomunicações 2024. Até novembro, a empresa pesquisadora responsável pela coleta entrevistará, por telefone, mais de 64 mil consumidores dos serviços de telefonia fixa, telefonia móvel, internet fixa e TV por assinatura de todo o país.
A intenção da pesquisa feita pela Anatel é entender e avaliar não só a satisfação geral do consumidor com a prestação dos serviços, mas também aspectos da qualidade do atendimento, das informações sobre o serviço contratado, do funcionamento e da cobrança ou recarga.
A entrevista
Na entrevista também serão feitas perguntas sobre a idade, renda e escolaridade, para efeitos de classificação do perfil sociodemográfico. Segundo a Anatel, não haverá qualquer pergunta ou pedido de informação sobre número de documentos pessoais, e-mail, endereço, dados bancários ou senhas.
Nesta edição, a pesquisa abrangerá os serviços prestados pelas seguintes operadoras. São elas: Algar, BR Super, Brisanet, Claro, Gb Online, Ligga, Oi, Proxxima, Sky, Tely, TIM, Unifique, Valenet, Vero e Vivo. Além disso, a Anatel utiliza a Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida para compor o Selo de Qualidade, classificando cada prestadora anualmente.
Pesquisa de Satisfação e Qualidade Percebida 2023
As médias nacionais por serviço do Índice de Satisfação Geral (ISG) da pesquisa, feita em 2023 e publicada em 2024, foram estatisticamente maiores que as aferidas na pesquisa 2022. Com os seguintes resultados:
- Telefonia celular pré-paga: 7,79
- Telefonia fixa: 7,73
- Telefonia celular pós-paga: 7,61
- Internet fixa: 7,43
- TV por assinatura: 7,41
* Notas em uma escala de: 0 (nem um pouco) a 10 (muito satisfeito)
Os resultados da pesquisa permitem aos consumidores comparar, por Unidade da Federação, a satisfação e a percepção de qualidade dos consumidores, por prestadora e por serviço.
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