Brasil TecPar conquista o selo MANRS por segurança de roteamento


Crédito: Divulgação
Crédito: Divulgação

Após meses trabalhando continuamente na segurança de roteamento da companhia, a Brasil TecPar entrou para o seleto grupo de 610 empresas no mundo (ao lado de gigantes como Google, Microsoft, Facebook, Netflix e Amazon Web Services) e 170 no Brasil (dentre as mais de 8 mil operadoras) que possuem o selo MANRS (Normas de Acordo Mútuo para Segurança de Roteamento, em tradução livre).

Dessas 170 empresas brasileiras, apenas 85 (incluindo a Brasil TecPar) possuem as quatro certificações possíveis, o que evidencia segurança máxima no encaminhamento de tráfego na Internet e garante o selo GOLD. Destacando que o MANRS é uma iniciativa global apoiada pela Internet Society (ISOC), que visa a aumentar a segurança de roteamento na internet.

Publicidade

Ele é baseado no conceito de manter a rede segura através do controle da origem, ou seja, se cada um enviar para internet o que é seu, haverá conformidade dos anúncios de rede e, consequentemente, drasticamente menos problemas. O MANRS automatiza processos como assinatura e validação de rotas, eliminando possíveis erros humanos e tornando processos mais confiáveis.

Essa certificação, recebida no dia 04 deste mês, significa o reconhecimento a nível mundial no que diz respeito à segurança e boas práticas para o funcionamento de internet.

“A certificação MANRS é mais um passo no nosso compromisso de colocar a Brasil TecPar entre os líderes do nosso setor, no que diz respeito à segurança e qualidade nas entregas aos nossos clientes”, afirma o Chief Technology Office (CTO) da companhia, Julio Cesar Vulherme Ferreira.

Segundo Joéster Brondani, coordenador da CGR (Coordenação de Gerência de Rede) do Grupo, cada vez mais as empresas estão suscetíveis a ataques cibernéticos, o que torna vital reforçar a segurança e poder oferecer isso para os demais usuários dos serviços e das soluções da companhia. “Para que recebessemos este selo, nos quatro quesitos, foi necessário que passássemos por vários testes, correções, avaliações e validações pelo MANRS”, destaca.

Certificações

Dentre os itens verificados e certificados pelo MANRS estão quatro ações:

  1. Impedir a propagação de informações de roteamento incorretas;
  2. Impedir tráfego com endereços IP de origem falsificados (spoofing);
  3. Facilitar a comunicação operacional global e a coordenação entre os operadores de rede;
  4. Facilitar a validação de informações de roteamento em escala global.

A primeira tem como função dificultar o sequestro de blocos IP e o redirecionamento de tráfego. A segunda impede que os computadores infectados de seus usuários iniciem ataques de amplificação. A terceira permite que equipes de segurança de outras redes avisem caso verifiquem que tráfego malicioso esteja saindo da rede de origem, permitindo a correção disso. Já a quarta facilita a validação de informações de roteamento por outras redes em escala global.

Além disso, devido a possuir o selo MANRS, a Brasil TecPar agora tem direito de voto em processos de melhorias no MANRS e eleição de membros do conselho. Brondani ainda destaca que foi preparado um manual, o qual será utilizado para que todas as empresas incorporadas ao grupo atendam a esse padrão de segurança de roteamento antes de passarem a utilizar o ASN da Brasil TecPar.(Com assessoria de imprensa)

Previous Mhnet conquista o selo máximo em índice mensal do Reclame Aqui
Next Banda larga fixa recua 1% entre agosto e setembro

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *