China Unicom chega ao país para lançar cabo submarino que liga Brasil a Camarões



Do Tele.Síntese

Mais uma operadora chinesa acaba de desembarcar no Brasil: a China Unicom. A companhia, terceiro maior grupo de telecomunicações da China, inaugura oficialmente amanhã, 03, escritório no Brasil. A unidade será responsável por administrar os negócios em torno de um novo cabo submarino, o SAIL (antigo CBCS), acrônimo para South Atlantic Inter Link, que ligará o Brasil a Camarões, na África.

A infraestrutura será construída pela Huawei Marine. Tem como fornecedor a Nexans. E previsão de entrada em operação na segunda metade de 2018. Segundo as empresas, o cabo terá 6 mil Km de extensão e ao menos 32 Tbps de capacidade.

PUBLICIDADE  

A China Unicom possui participação ou é dona integral de 26 cabos de longa distância ao redor do mundo, dos quais 15 são submarinos. A ligação Brasil-África vai se interconectar com 11 cabos terrestres que a companhia têm e que atravessam o Oriente Médio. O cabo chegará em uma landing station localizada em Fortaleza (CE). A operadora aguarda a obtenção de licenças para construir a estrutura.

Se tudo correr conforme o cronograma, o Brasil terá duas ligações diretas com a África em 2018. Outra operadora de atacado, a Angola Cables, lançará o SACS (South Atlantic Cable System), até o terceiro trimestre do próximo ano.
IoT no radar

Executivos da China Unicom participaram nesta segunda-feira, 02, do Fórum Brasil-China. Durante o evento, comentaram sobre o objetivo de estreitar os laços comerciais com o Brasil no segmento de telecomunicações. Para eles, há grande oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da Internet das Coisas, e já iniciam parceria com o CPqD.

A empresa também esperar participar do desenvolvimento do carro conectado. Na China, tem intenção de liderar o desenvolvimento dessa tecnologia, e implementá-la a partir de 2020. O país tem 200 milhões de carros. No mundo, a China Unicom tem 260 milhões de assinantes móveis, 140 milhões de fixos.

 

Previous Banda larga fixa registrou 19.485 novos clientes em agosto
Next Parceria entre programas do MCTIC expande rede de fibras óticas pelo Brasil

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *