Coelba defende sua ação de regularização dos postes


Acusada de prejudicar negócios de vários provedores com a retirada por conta própria de cabos dos postes, a Coelba defende a política que vem adotando e garante que as empresas são notificadas em tempo hábil para regularizarem os equipamentos. Também afirmou que pratica o mesmo preço para o aluguel, R$ 6,54 por poste, para todos, sem diferenciação.

A polêmica envolvendo a atuação da Coelba se arrasta há alguns meses, com denúncias como as do Sindicato dos Trabalhadores e Prestadores de Serviços em Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado da Bahia(Sinttecin) e Associação dos Provedores de Internet (Apieb-BA), inclusive com ameaças de recursos judiciais. As reclamações envolvem a necessidade de notificação das empresas para dizer qual a irregularidade encontrada pela concessionária e em qual poste, antes de retirar os equipamentos. A companhia estaria retirando os cabos por conta própria depois da emissão de “ofícios genéricos”, prejudicando o negócios de várias empresas e deixando usuários sem acesso à Internet.

Em comunicado, a Coelba defendeu a política que vem praticando. “Cada empresa é responsável pela fiscalização e manutenção da rede que lhe pertence. Durante fiscalização, operação e manutenção da rede elétrica, caso seja identificada irregularidade nas redes de telecomunicações, a Coelba notifica a empresa responsável para que seja providenciada a devida manutenção”, afirmou a concessionária.

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De acordo com a Coelba, nos casos de empresas que não possuem contratos firmados com a concessionária, classificadas como clandestinas pela Resolução Aneel 797/2017, os cabos e equipamentos são removidos. Também diz que quando é identificada situação que envolva a segurança, ela elimina a situação de risco, independentemente de contrato.

A Coelba garante que não há diferença de preço na celebração de novos contratos. “O valor utilizado nestes novos contratos é único, R$ 6,54 por poste (Valor de Abril), com atualização mensal pelo IGPM”. Ela afirmou que o preço cobrado reflete os custos da distribuidora para o serviço de compartilhamento e que 60% dessa receita são destinados para a redução da tarifa do cliente de energia elétrica (modicidade tarifária).

Diz ainda que continuará com as ações de regularização do cabeamento das empresas de telecomunicações e de organização das situações com emaranhados de fios, exposição de riscos de acidentes e poluição visual na cidade e também no interior. “Continuamos com o canal de negociações aberto com as empresas que queiram se regularizar ou obter esclarecimentos técnicos”, alertou.

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2 Comments

  1. Avatar
    BRUNO ALMEIDA MAGALHAES
    2 de julho de 2019
    Responder

    quem pode resolver isto: hA UMA SEMANA QUE POSTE JUNTO MINHA CASA ESTAS AS ESCURAS.PAGO TAXA ILUMINAÇAO PUBLICA E ESTOU AS ESCURAS A COELBA NAO RESOLVE
    MEU CONTRATO 07005604987 EM DIA E SOLICITANDO AJUDA
    SEGUNDA TRAVESSA CARAUNA RUA DO MEIO NO. 36 AREMBEPE CAMAÇARI BAHIA. POSTE NUMERO 19668 CONTRATO EM NOME BRUNO ALMEIDA MAGALHAES.SOU PAI DE BRUNO AGUARDO INFORMAÇOES NESTE EMAIL OU NO 71 987984749.CASO TENHA CONTATO DE OUTRA EMPRESA QUE RESOLVA ISTO ME INFORME
    NUMERO ENDEREÇO ETC.
    GRATO

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