Eletronet amplia Pontos de Interconexão no Brasil


A Eletronet anuncia a inauguração de mais quatro Pontos de Interconexão (PIX) no Brasil em 2021, localizados nas cidades de Teresina (PI), Maceió (AL), Goiânia (GO) e Florianópolis (SC). Ainda esse ano, a companhia pretende ativar mais três PIX nas cidades de Recife (PE), Aracaju (SE) e Campina Grande (PB). 

Com isso, a Eletronet operará em 17 PIXs no Brasil e 26 no mundo, garantindo a liderança como a operadora brasileira presente no maior número de PIXs, gerando uma melhora significativa de conectividade para todos os que usufruem desse serviço. 

PUBLICIDADE  

O PIX, também conhecido como Ponto de Troca de Tráfego (PTT) ou Internet Exchange (IX), é um ambiente no qual os provedores de internet, operadoras e as redes de fornecimento de conteúdos trocam tráfego de internet diretamente, permitindo a diminuição de latência, melhoria da qualidade e otimização do desempenho do roteamento dos dados. 

Um dos principais benefícios do PIX é o aumento da fluidez do tráfego pela rede, uma vez que os conteúdos presentes nos vários PIXs passam a estar disponíveis sem a necessidade de navegar a grandes distâncias e estabelecer múltiplas conexões.  

Ampliação 

Atualmente a Eletronet está presente e em operação em 13 PIXs espalhados pelo Brasil: São Paulo (EQX-IX e Nic.Br), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RG), Curitiba (PR), Campinas (SP), Goiânia (GO), Salvador (BA), Maceió (AL), Natal (RN), Teresina (PI) e Florianópolis (SC), sendo os quatro primeiros próprios e nos demais, como participante. 

No exterior, a Eletronet está presente em nove PIXs, sendo cinco nos EUA, em Ashburn (VA), Nova Iorque (DCIX e NYIX), Los Angeles (CA), São José (CA) e outros quatro PIXs localizados na Europa: em Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda), Frankfurt (Alemanha) e Sófia (Bulgária), totalizando a presença em 23 PIXs, distribuídos pelo Brasil e pelo mundo. 

Full Routing 

Como diferencial, a Eletronet disponibiliza todas as rotas (full routing) para os clientes acessarem sem restrição, em qualquer um dos PIXs onde estão presentes. Eles passam a ter as mesmas vantagens de quem está localizado em regiões centrais e com acesso abundante, como as regiões Sul e Sudeste do Brasil. Para exemplificar, quem é atendido por meio do PIX de Teresina, no Piauí, tem acesso aos mesmos conteúdos e com as mesmas facilidades de quem está em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre. 

Além dos clientes da Eletronet, que passam a ter uma conexão direta com todos os provedores e participantes do novo PIX, melhorando o seu acesso a múltiplos conteúdos e amplificando a conectividade de sua rede, por meio da rede IP da empresa, todos os participantes presentes nos PIXs se beneficiam, pois passam a ter a disponibilidade da rede e dos serviços Eletronet sem a necessidade de estabelecer novas conexões físicas com pontos distantes de sua região, otimizando as conexões atuais que eles já possuem com o PIX. 

Outro beneficiado com a presença da Eletronet nos PIXs regionais é o IX.Br, uma vez que os provedores localizados na região não precisam ir até um centro distante, para acessar os conteúdos e, por conseguinte, fortalece a comunidade regional onde está localizado e onde atua, gerando mais engajamento.(Com assessoria de imprensa) 

Previous Plataforma oferece estudo de viabilidade a empreendedores
Next Número de ISPs chega a 16.450 em maio

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *