Hahn: Transações de Pix Saque e Pix Troco transformam pequenas lojas em caixas eletrônicos


Transações de Pix Saque e Pix Troco transformam pequenos estabelecimentos em caixas eletrônicos
Transações de Pix Saque e Pix Troco transformam pequenos estabelecimentos em caixas eletrônicos
Para especialista, Pix Saque e Troco trazem novas oportunidades de negócios | Foto: Divulgação

Por Marilyn Hahn*

Apresentado pelo Banco Central do Brasil em 2020, o Pix se transformou rapidamente no meio mais popular para o envio de dinheiro no Brasil. Com transações sendo concluídas em segundos, tecnologia disponível 24 horas e durante todos os dias da semana, em setembro de 2024 foi registrado um recorde no sistema com 227 milhões de operações concluídas em um único dia.

Publicidade

Desde o lançamento, há quatro anos, o sistema de pagamentos e transferências Pix foi aprimorado pelo Banco Central ganhando mais segurança e novas funcionalidades, como o Pix Saque e o Pix Troco.

Essas funções foram apresentadas ao mercado ainda em novembro de 2021, como uma ferramenta capaz de movimentar valores em dinheiro entre estabelecimentos e usuários.

Na prática, a ferramenta Pix Saque funciona como um caixa eletrônico e possibilita a retirada de valores em dinheiro nos estabelecimentos credenciados, onde o usuário envia a quantia desejada para saque e todo o sistema pode ser integrado através de uma API.

Enquanto isso, o Pix Troco, como o próprio nome diz, permite o recebimento em dinheiro do valor remanescente de um pagamento realizado pelo usuário no estabelecimento.

Com a popularização dessas ferramentas no mercado financeiro brasileiro, a oferta do Pix Saque e Troco apresenta-se como uma oportunidade de negócio para empresas credenciadas no sistema de transferências e pagamentos instantâneos.

Até julho de 2024, essas modalidades acumularam 7,4 milhões de operações. Somente em junho deste ano, as duas ferramentas foram responsáveis por 1,3 milhão de transações, ou ainda, quase 25% do total de registros realizados com o Pix no Brasil.

No total, até oito transações de Pix Saque e Troco podem ser realizadas de forma gratuita pelo usuário. No entanto, cada estabelecimento pode determinar sua própria política de cobrança de taxas para o uso da funcionalidade.

Além disso, o Banco Central estabelece um limite máximo diário de movimentação de valores para uso do Pix Saque e Troco. Na maioria das vezes, esse valor é de R$ 500 e não pode ser cumulativo. Ou seja, se o usuário utilizar parte dessa quantia em uma das ferramentas durante a manhã, o limite total só será restabelecido no dia seguinte.

 

* Marilyn Hahn é CRO e cofundadora do Bankly, plataforma de Banking as a Service com sua própria licença bancária – E-mail bankly@nbpress.com.br

Previous Black Friday 2024 impulsiona consumo de internet e computação em nuvem
Next Shandrus Hohne de Carvalho é o novo vice presidente executivo da Virtueyes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *