Multi PRO e ZTE fornecerão equipamentos para novas etapas do Projeto Norte Conectado


Multi PRO e ZTE são fornecedoras de equipamentos de rede das novas etapas do Projeto Norte Conectado
Multi PRO e ZTE estão instalando equipamentos em 20 cidades do Projeto Norte Conectado que visa melhorar a conectividade da região Norte do Brasil | Foto: Rawpixel.com/Freepik
Multi PRO e ZTE são fornecedoras de equipamentos de rede das novas etapas do Projeto Norte Conectado
Multi PRO e ZTE fornecem equipamentos para 20 cidades do Projeto Norte Conectado que visa melhorar a conectividade da região Norte do Brasil | Foto: Rawpixel.com/Freepik

A Multi PRO e a ZTE estão entre as empresas que participam do fornecimento de equipamentos das novas etapas do Projeto Norte Conectado. Essas instalações ocorrerão em 20 cidades, que fazem parte das rotas das Infovias 02, 03 e 04. Essa iniciativa das empresas promete melhorar a conectividade e atingirá cerca de 10 milhões de pessoas. Juntas, prometem fornecer internet via fibra óptica à escolas, hospitais, delegacias e outros órgãos públicos, contribuindo com o desenvolvimento econômico, social e educacional da região.

A Multi PRO e a ZTE são responsáveis pelo fornecimento e instalação desses equipamentos nos ramais 02, 03 e 04 do Projeto, assim como realizado na Infovia 01. Para estes estão previstos switches 6120H-S e as OLTs C620 da Linha Titan da ZTE, que possuem placas de 16 interfaces híbridas. Onde é possível trabalhar com GPON, XGS-PON ou com ambas de forma simultânea.

PUBLICIDADE

Já as ONTs serão distribuídas conforme a necessidade de banda. Assim, podendo variar entre a ONT GPON AC1200 – F670L v9, ONT GPON AX3000 – F6600P e a ONT XGS-PON AX6000 – F8648P. Todas contam com Wi-Fi integrado e permitem expansão de cobertura por meio da tecnologia EasyMesh, presente também nos roteadores AC e AX da Multi PRO/ZTE.

O VP de vendas da ZTE do Brasil, Diego Valeriano, celebrou essa novidade. “É muito mais do que oferecer acesso à internet, mas também significa ampliar e qualificar o alcance à educação e oportunidades”.

Infovia 03

Recentemente a Entidade Administradora da Faixa (EAF) anunciou a conclusão da implementação da infraestrutura da Infovia 03. As cidades de Belém, Curralinho e Breves, no Pará, juntamente com Macapá, capital do Amapá, foram interligadas por uma rede de transporte subfluvial, que prometia uma melhoria no acesso à comunicação dessas regiões.

As empresas implementaram suas soluções para formar a rede metropolitana nas capitais e municípios. Assim, conectando quase 70 pontos de comunicação, incluindo escolas, prefeituras, postos de defesa e centros de pesquisa. Há, ainda, a possibilidade desse mesmo ramal alcançar outras cidades do Pará.

Infovias 02 e 04

Os próximos ramais de Infovias a serem entregues pelo Ministério da Comunicação, do Governo Federal, são os 02 e 04. A Multi PRO e a ZTE implementaram seus equipamentos em 17 cidades ao todo. Para esses, o desafio será ainda maior por conta das distâncias.

Só na Infovia 02, os cabos ópticos percorreram mais de 1.200 km de distância para entregar conectividade às cidades de Tefé e Atalaia do Norte, no Amazonas. Para executar a 04, as empresas lançarão 515 km de fibra no leito dos rios, beneficiando os moradores entre Vila de Moura, no Amazonas, e a capital Boa Vista, em Roraima.

De acordo com o último levantamento da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em 2021, havia cerca de mil municípios que sequer possuíam backhaul para rede de fibra óptica. (Com assessoria de imprensa)

Previous Brasil TecPar e Telecom Argentina interconectam cidades para ajudar o RS
Next Frederico: Plataformas de telemedicina como opção interessante de SVA

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *