Google Earth completa 15 anos impactando pessoas no mundo todo


Ao completar 15 anos, o Google Earth ainda é o maior repositório público de imagens geográficas do mundo, combinando fotografia aérea, imagens de satélite, dados geográficos e Street View em um único lugar.  Confira histórias no Google Earth que inspiraram pessoas durante todos esses anos: 

Desastres naturais 

PUBLICIDADE

O furacão Katrina atingiu a costa do Golfo em agosto de 2005, e a equipe do Google Earth trabalhou rapidamente com a National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA) para disponibilizar imagens atualizadas do local aos socorristas para apoiar as operações de socorro e entender melhor o impacto do furacão. 

Viagens de campo virtuais 

Em 2006, o ex-professor de inglês Jerome Burg usou o Google Earth pela primeira vez para criar as Lit Trips, passeios que seguem as jornadas de personagens conhecidos da literatura. Hoje, o projeto inclui mais de 80 passeios para professores e alunos de todas as séries. Cada passeio inclui discussões instigantes, recursos para sala de aula e atividades de enriquecimento. 

Proteção à cultura 

Quando o chefe Almir, do povo Suruí, viu o Google Earth pela primeira vez em uma visita a um cibercafé, o líder indígena imediatamente percebeu seu potencial como uma ferramenta para conservar as tradições de seu povo. Em 2007, o chefe Almir viajou milhares de quilômetros da Amazônia brasileira até a sede do Google para convidar o Google a treinar sua comunidade para usar o Google Earth. O povo Suruí construiu seu Mapa Cultural no Google Earth, incluindo centenas de locais culturais importantes na floresta tropical. 

 Decodificando comportamentos de animais 

Em 2008, pesquisadores alemães e tchecos usaram o Google Earth para analisar 8.510 bovinos domésticos em 308 pastagens em seis continentes. As imagens os levaram a fazer a incrível descoberta de que certas espécies de gado e veado se alinham aos pólos magnéticos enquanto pastam ou descansam. 

Reunindo famílias 

Saroo Brierley foi acidentalmente separado de sua família aos 5 anos de idade, terminando em um orfanato. Felizmente, Saroo foi adotado por uma família amorosa na Austrália. Como um adulto curioso sobre suas origens, Saroo traçou meticulosamente o caminho de volta para casa na Índia usando as imagens de satélite no Google Earth. Ele conseguiu reencontrar sua mãe biológica em 2011, depois de 25 anos separados. Veja a história no Google Earth. 

Ajuda às comunidades afetadas pela guerra 

HALO Trust – a maior, mais antiga e mais bem-sucedida agência humanitária de remoção de minas terrestres do mundo  usa o Google Earth para identificar e mapear áreas minadas. A HALO Trust limpou 1,8 milhão de minas terrestres, 11,9 milhões de itens de outros remanescentes explosivos de guerra e 57,2 milhões de munições de armas pequenas em 26 países e territórios ao redor do mundo. 

Protegendo os elefantes dos caçadores 

Para impedir que os elefantes sejam vítimas de caçadores que procuram suas presas de marfim, a Save the Elephants construiu um inovador sistema de rastreamento de elefantes. A partir de 2009, eles equiparam centenas de elefantes com colares de satélite para que seus movimentos pudessem ser rastreados em tempo real no Google Earth. Suas organizações parceiras, incluindo guardas florestais na Lewa Wildlife Conservancy, usam o Google Earth na luta contra caçadores de elefantes em toda a conservação e pastagens particulares no Quênia. 

Descoberta de florestas desconhecidas 

O Dr. Julian Bayliss usou o Google Earth para explorar florestas tropicais de alta altitude na África. O dr. Bayliss sobrevoa sistematicamente o norte de Moçambique no Google Earth e faz a varredura das imagens de satélite. Um dia, ele se deparou com o que parecia ser uma floresta tropical no topo da montanha. Sua descoberta virtual desencadeou uma cadeia de eventos que levaram à descoberta de um ecossistema intocado da floresta tropical no topo do Monte Lico em 2018. 

Apoio a alunos em salas de aula rurais 

Padmaja Sathyamoorthy e outras pessoas que trabalham no Projeto de Alfabetização da Índia usam o Google Earth para criar conteúdo interativo para salas de aula rurais, ajudando a melhorar a alfabetização de 745.000 estudantes em toda a Índia. 

Inspirando mudanças ambientais positivas 

HAkA usou o Google Earth para mostrar as ameaças ao ecossistema Leuser, o último local da Terra onde orangotangos, rinocerontes, elefantes e tigres coexistem na natureza. Este tour do Google Earth ajudou a aumentar a conscientização entre os principais interessados, levando a mudanças positivas na área.(Com assessoria de imprensa) 

 

Previous Programa de capacitação digital para a economia 4.0 abre inscrições
Next Acordo entre MPF e Microsoft garante anuência na coleta de dados

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *