Pontos onde os ISPs desperdiçam recursos


*Por Eduardo Meirelles

Os Provedores de Serviços de Internet, conhecidos como ISPs, precisam desempenhar suas funções com máxima eficiência. Para que isto aconteça, é necessário que o provedor tenha uma infraestrutura adequada para ser útil e responsivo. Neste contexto, há alguns pontos que podem contribuir para o desperdício de recursos do ISP, que precisam ser identificados e corrigidos.

PUBLICIDADE  

Entre os mais comuns se destacam:

  • Problemas de segurança do ISP, que podem ocasionar ataques e prejuízos;
  • Gastos excessivos com manutenção, regulação e atualização do sistema;
  • Falta de uma infraestrutura adequada que prejudica a eficiência do provedor com relação ao uso de seus recursos;
  • Uso de tecnologias defasadas com relação à responsividade do ISP, fazendo com que o provedor opere mais lentamente e não apresente a eficiência necessária.

Diante destes fatores, é fundamental haver a realização de um trabalho sério e competente, com foco no melhor desempenho do ISP. Para isto, contar com um serviço profissional e qualificado faz toda a diferença.

Corrigindo os pontos de desperdício dos ISPs

Conhecer as principais causas de perda de recursos nos provedores é fundamental. E, além disto, também se torna necessário haver formas corrigir estes pontos de desperdício, de forma que:

  • Seja possível identificar e evitar pontos de gargalo que comprometem a velocidade e desempenho do provedor;
  • Haja um trabalho adequado de configuração dos dispositivos que estão associados ao funcionamento do ISP;
  • Um serviço eficaz de gerenciamento de downloads possa ser realizado, além de formas de manter o provedor sempre atualizado;
  • Possa haver também a garantia de uma rede segura e blindada de qualquer tipo de ameaça externa, que pode afetar negativamente o ISP.

Estas são medidas que fazem parte de qualquer política eficiente para reduzir o desperdício de recursos do provedor. Também é muito importante que haja um planejamento financeiro prévio com relação ao ISP, avaliando toda a relação custo-benefício de seu funcionamento.

Soluções simples e eficazes para seu provedor

Tendo em vista a importância que o acesso à internet oferecido por provedores tem para a maioria das pessoas, uma performance adequada faz toda a diferença. Assim sendo, além de contar com um trabalho em prol da rede ISP, outras medidas também são necessárias, como:

  • Garantia de que não haja subutilização das redes ISP, o que causa perda de recursos;
  • Um monitoramento eficaz para identificar qualquer anormalidade no comportamento da rede;
  • A execução de medidas que fortaleçam a conectividade do provedor de forma geral, sem falhas ou intermitências.

Tudo isto pode ser realizado de uma maneira simples e eficaz. Ao contar com uma empresa que seja especializada nesta área, é possível implementar estas e outras medidas que irão evitar o desperdício de recursos. Basta um planejamento prévio, com a análise correta de todas as variáveis que podem impactar o desempenho do provedor. Assim sendo, é importante ter todas estas orientações em mente, pois ajudarão a garantir sempre os melhores resultados.

 

*Eduardo Meirelles é Diretor Comercial da Everest Ridge. Experiência no mercado de telecomunicações desde o ano 2000, participou de cases para Brasil Telecom e Pão de Açúcar, entre outros. Possui vivência em trabalhos internacionais.

 

Previous eSocial deixará de exigir informações de documentos pessoais do trabalhador
Next WhatsApp permite que usuário escolha se quer ou não entrar em grupos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *