TaaS amplia receitas da WDC


WDC anuncia novos benefícios para pequenos. Crédito-Freepik

WDC anuncia novos benefícios para pequenos. Crédito-Freepik

A WDC Networks divulgou os resultados financeiros do último trimestre e o consolidado de 2023. Pelo segundo ano consecutivo, a companhia bateu recorde em receitas futuras contratadas, com R$ 874,8 milhões ou 8,2% acima do recorde anterior (R$ 808,3 milhões em 2022) de vendas na modalidade Technology as a Service (TaaS). As vendas totais em enterprise também registraram um desempenho acima do esperado, subindo 8,7% em relação ao ano anterior e atingindo R$ 369,9 milhões.

PUBLICIDADE

Pioneira em todo o Brasil no modelo de negócios As a Service, de locação de equipamentos, a WDC demonstra a cada novo ano a resiliência dessa estratégia. Mais uma vez, o modelo TaaS de negócios atinge recorde em vendas futuras, sendo responsável por 31% da receita bruta do ano de 2023. Apenas no último trimestre do ano, a companhia fechou 331 novos contratos, com prazo médio de 52 meses, um backlog de receitas futuras contatadas que se converterá em Ebitda “puro”, descontando-se apenas PIS/COFINS.

Tais números registram a solidez financeira e de negócios da empresa mesmo diante de revezes no mercado que renderam prejuízo contábil de R$ 11,9 milhões, apesar dos R$ 102 milhões em caixa e equivalentes ao final de dezembro de 2023. “Tivemos uma mudança de posicionamento no mercado de Energia Solar por parte das fabricantes globais, derrubando os preços de painéis solares em 60%, o que pressionou a necessidade de vendermos nossos estoques também a esse preço menor. Outro ponto de observação é o provisionamento de R$ 7 milhões em perdas que fizemos diante da recuperação judicial de um grande cliente na área de segurança eletrônica”, relata Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

Telecom

O setor de Telecom segue como carro-chefe da WDC Networks, com 50% das vendas do ano (R$ 577,8 milhões), a área de enterprise segue crescendo a cada ano e aumentando sua representatividade na empresa. Com base nas vendas em cibersegurança, mídia OOH (Out of Home) e Áudio & Vídeo profissional (Pro-AV), enterprise conseguiu resultado recorde em 2023, faturando R$ 369,9 milhões ou 32,1% das vendas totais da WDC. O TaaS também contribuiu para este resultado, quase dobrando as vendas em enterprise nesta modalidade (47,8% a mais em vendas em relação a 2022).

Mas a empresa enfrentou revezes no mercado que renderam prejuízo contábil de R$ 11,9 milhões, apesar dos R$ 102 milhões em caixa ao final de dezembro de 2023. “Tivemos uma mudança de posicionamento no mercado de energia solar por parte das fabricantes globais, derrubando os preços de painéis solares em 60%, o que pressionou a necessidade de vendermos nossos estoques também a esse preço menor. Outro ponto de observação é o provisionamento de R$ 7 milhões em perdas que fizemos diante da recuperação judicial de um grande cliente na área de segurança eletrônica”, relata Vanderlei Rigatieri, CEO da WDC Networks.

Perspectivas para 2024

Transformação é a palavra da WDC Networks para o ano de 2024, migrando sua abordagem do mercado da venda de produtos para a oferta de soluções completas. Desta forma, a WDC vai organizar seus produtos e equipes de acordo com o atendimento de verticais de mercado, entre as quais foram apontadas como prioridades este ano os segmentos de Educação, Varejo, Entretenimento, Transportes, Indústrias, Energia e Utilities.

“Vamos combinar a oferta de produtos no nosso portfólio, agregar parceiros de forma a apresentar ao cliente um ecossistema de serviços que atenda sua demanda como um todo. Nossa visão é criar valor na cadeia de fornecimento e estar presente de ponta a ponta, sendo mais proativo no contato com esses segmentos”, afirma Vanderlei Rigatieri.

Previous Brisanet recebe Prêmio Melhor Plano
Next Anatel aprova fusão entre Mega e Internexa

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *