Tecnologia XGS-PON pode beneficiar ISPs, diz especialista


Interface of card DWDM Equipment optical telecommunication, fiber optic with servers in a technology data center

Crédito: Freepik

A necessidade de internet mais rápida para as atividades do dia a dia, impulsionada principalmente pela pandemia de Covid-19 e, mais recentemente, pela chegada do 5G ao Brasil, deve aumentar a demanda pela tecnologia XGS-PON. Trata-se de uma nova geração de internet que amplia em quatro vezes a transmissão de dados via fibra óptica, que já é realidade em diversos países do mundo.

PUBLICIDADE

De acordo com Leandro Kuhn, CEO da L8 Group, empresa especializada em tecnologias para ISPs, Cidades Inteligentes, Energia Solar e Cibersegurança, com o XGS-PON as operadoras e os provedores de internet poderão oferecer aos clientes acesso com até 10 Gigabits por segundo, tanto para downloads quanto para uploads. “Essa tecnologia vai acelerar a migração das aplicações para a nuvem e habilitar as redes 5G com qualidade. Será mais um passo importante para a modernização de infraestrutura de comunicação no Brasil”, destaca

Leandro Kuhn explica que a tecnologia deve conquistar mercado principalmente nas cidades em que a rede 5G já foi habilitada, o que exige conexões mais rápidas para o escoamento do tráfego. Ele destaca três vantagens que o XGS-PON pode trazer para o dia a dia das empresas:

1 – Velocidade 

Com o XGS-PON a velocidade de transmissão de dados para dentro e para fora da empresa será maior, diminuindo os gargalos na comunicação com os diferentes públicos da organização.

2 – WiFi de qualidade 

As empresas poderão ofertar serviços de internet sem fio para uma grande quantidade de usuários sem ter a experiência diminuída, principalmente em redes públicas em uma praia ou determinada região da cidade, por exemplo, que têm muitos usuários conectados simultaneamente.

3 – Acesso à nuvem 

No caso de empresas que colocam suas aplicações na nuvem e precisam de mais velocidade na conexão, o XGS-PON vai melhorar muito a experiência do usuário com essas plataformas, aumentando em quatro vezes a capacidade de downloads e oito vezes a capacidade de uploads.

Como será a migração? 

Leandro Kuhn explica que a migração para a tecnologia XGS-PON está em andamento no Brasil. Segundo ele, operadoras de telefonia e provedores de internet já começaram a investir na tecnologia, oferecendo acessos de maior capacidade para os clientes.

“As empresas devem se preparar para esta migração, buscando equipamentos XGS-PON: OLTs e ONTs. Na L8 estamos em contato com os clientes para demonstrar as vantagens do XGS-PON de fornecedores como Nokia e Huawei que oferecem soluções para atender a esta demanda”, destaca Leandro Kuhn.

Segundo a pesquisa Tecnologias da Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiros (TIC Domicílios), divulgada em junho pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 82% dos domicílios brasileiros têm acesso à internet. A maioria das conexões são via cabo ou fibra óptica, tanto na área urbana quanto na rural.(Com assessoria de imprensa)

Previous Regras de cibersegurança podem atingir algumas PPPs
Next 2,34 milhões de metros de cabos foram furtados no 1º semestre

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *