Unifique recebe Certificação Lixo Zero por tratamento de resíduos


Centro de Distribuição da Unifique recebe selo Lixo Zero/Crédito: Divulgação
Centro de Distribuição da Unifique recebe selo Lixo Zero/Crédito: Divulgação

A Unifique é a primeira empresa de Telecomunicações do país a receber o Certificado Lixo Zero pela excelência no tratamento de resíduos em seu Centro de Distribuição (CD), em Timbó, Santa Catarina. Segundo a operadora, as boas práticas corporativas e ambientais já são parte do dia a dia das unidades da operadora, fortalecendo a conformidade com os conceitos ESG (Environmental, Social and Governance).

As condutas do projeto Lixo Zero, que levou nove meses de implantação, passaram por um processo de certificação, realizado pelo Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), representante no país da certificadora ZWIA – Zero Waste International Alliance (Aliança Internacional Lixo Zero).  Para a obtenção do selo, o Centro de Distribuição da operadora passou por uma auditoria do ILZB, o qual constatou que a operadora alcançou o índice de desvio de aterro sanitário e industrial de 99,3%. Esse percentual é o estado da arte e ultrapassou a exigência mínima do instituto, que é de 90%.

PUBLICIDADE

A logística do descarte e destinação de materiais no CD da Unifique foi auditada por uma equipe do instituto, que incluiu também a análise dos processos internos referentes a fornecedores e empresas recicladoras ou reutilizadoras de materiais, que têm contrato com a operadora. “Toda a cadeia que trabalha no CD da Unifique deve seguir as mesmas normas de boas práticas. Para isso, treinamos nossos cerca de 200 colaboradores diretos e de empresas terceirizadas para que todos trabalhem em conformidade com as regras de sustentabilidade dos materiais que chegam e saem do nosso CD.”, afirma Anelise Tambosi Sdrigotti, assessora da presidência da Unifique e responsável pela implementação do selo Lixo Zero.  

“Práticas sustentáveis estão totalmente em concordância com nossos valores e com o jeito de ser Unifique. A Certificação Lixo Zero vem somar às boas práticas sociais e ambientais promovidas na companhia e fortalecer nossa contribuição para inspirar e levar essas ações para toda a comunidade”, afirma o CEO da operadora, Fabiano Busnardo.

Os resíduos analisados foram materiais de rede e de transmissão de internet e acesso à TVHD, como roteadores e fios utilizados na implementação da rede de fibra óptica, além de resíduos vindos dos POPs (Pontos de Presença), locais onde ficam os equipamentos de Telecomunicações que permitem o acesso local à Internet. A destinação de outros materiais operacionais como papel, papelão, madeira, isopor, e plástico também foram auditados.

Ao longo de 2022, outras áreas, unidades e lojas da Unifique vão passar pelo mesmo processo de certificação e conquista do selo Lixo Zero. Cada uma dessas áreas tem suas especificidades e deverão seguir as recomendações do ILZB.

Certificação

A Certificação Lixo Zero é a única em vigor atualmente no país reconhecida pela ZWIA. Tem o objetivo de promover alternativas para evitar que os resíduos sólidos sejam enviados a aterros ou incineração e prejudiquem o meio ambiente.

Conforme os princípios da ZWIA, em consonância com o conceito ESG, todos os materiais descartados são recursos; todos os resíduos gerados na área a ser certificada não devem ser queimados em temperaturas acima de 100°C (incineração, coprocessamento, reaproveitamento energético, exceto para os materiais renováveis como madeiras descartadas) ou enterrados nos aterros sanitários.(Com assessoria de imprensa)

Previous Tokenização do cliente pode ser recurso para ISP crescer
Next DMCard abre vagas para desenvolvedores e engenheiro de dados

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *