Veja as operadoras finalistas do Anuário Tele.Síntese de Inovação 2020


Este ano, em função da pandemia de Covid-19, a cerimônia de entrega do Prêmio Anuário Tele.Síntese de Inovação 2020 será 100% digital. A divulgação do Anuário e dos vencedores será feita a partir das 17h da próxima terça-feira, 15. Não perca!

Desta vez, 165 projetos, de 119 empresas, constam da publicação. Todos concorreram nas seis diferentes categorias do Prêmio de Inovação. Os finalistas nós já publicamos aqui ao longo das últimas semanas. Clique abaixo em cada categoria para relembrar.

PUBLICIDADE  

– Desenvolvedores de aplicações financeiras e fintechs (clique para ver os finalistas)
– Fornecedores de produtos
– Fornecedores de software e serviços
– Fornecedores de soluções de IoT
– Operadoras de serviços de telecomunicações (veja abaixo)
– Provedores Regionais de serviços de telecomunicações

JÚRI SELETO

O Prêmio será entregue com base na avaliação de renomadas autoridades, especialistas, acadêmicos e integrantes da sociedade civil. O seleto júri foi incumbido de analisar projeto por projeto para identificar a relevância para o mercado e para a sociedade daquela inovação. Eles avaliara se a inovação foi capaz de: aumentar a produtividade; aumentar as receitas; aumentar o market share; reduzir custos; explorar novas oportunidades de mercado.

O corpo de jurados deste ano foi composto pelos seguintes nomes:

Academia

Adrian Kremmer Cernev – Professor da FGV-SP
Eduardo Henrique Diniz – Professor da FGV-SP
José Leite Pereira Filho | Professor da UnB
Paulo Bastos Tigre | Professor associado da UFRJ

Governo

Carlos Azen | Gerência do Departamento de Telecom, TI e Economia Criativa do BNDES
Carlos Torres | Gerência de Tecnologia e Inovação da Poupatempo – Governo do Estado de São Paulo
José Gustavo Sampaio Gontijo |Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação Digital do MCTIC
Maximiliano Martinhão – Secretário de Radiodifusão do Ministério das Comunicações

Sociedade civil

Eduardo Grizendi | Diretor de Engenharia e Operações da RNP
Gabriel Marão | Presidente do Fórum Brasileiro de IoT
Hélio Graciosa | Membro do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp e Coordenador de Pesquisa para Inovação na Fapesp
Milton Kaoru Kashiwakura | Diretor de Projetos Especiais do NIC.br
Vanda Scartezini | Consultora

Momento Editorial

Miriam Aquino | Diretora editorial da Momento

FINALISTAS ENTRE OPERADORAS DE SERVIÇOS DE TELECOMUNICAÇÕES

Nesta categoria, oito projetos atenderam aos critérios dos jurados, em níveis distintos. Confira abaixo cada uma das inovações apresentadas pelas operadoras. E aguarde a terça-feira, 15, quando serão revelados os vencedores. Até lá!

Desenvolvedor: AMERICAN TOWER DO BRASIL
http://www.americantower.com.br
Inovação: ASSET MONITORING
A inovação da solução está em permitir o monitoramento remoto de ativos de rede de fibra, que estão sujeitos a furto, vandalismo e acidentes, através de uma plataforma e de sensores instalados nos ativos, utilizando a rede proprietária da American Tower para IoT LoRaWAN. Esta rede permite a comunicação com baixíssimo consumo de bateria, o que ajuda na permanência desses sensores no campo por longo período sem alimentação. A plataforma de interpretação dos eventos permite o acompanhamento em tempo real e a tomada de decisão pelo NOC e time de operação.

Desenvolvedor: CLARO
www.claro.com.br
Inovação: WI-FI POWERED/5G DSS
O Wi-Fi Powered permite que os passageiros conectem até sete dispositivos simultaneamente ao Wi-Fi do veículo, mesmo em velocidade acima de 80 Km/hora. Já a pilotagem 5 DSS abre portas para o futuro dos carros que serão guiados remotamente.

Desenvolvedor: GLOBENET
www.globenet.com
Inovação: MALBEC
O cabo submarino com 2.600 km conecta as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo com Buenos Aires, na Argentina. Utiliza os mais recentes desenvolvimentos em tecnologia de fibra óptica, incluindo Spatial Division Multiplexing (SDM) e a última geração em repetidores e transponders, o que permite ao Malbec dobrar a capacidade atual de streaming e serviços em nuvem na região.

Desenvolvedor: OI
www.oi.com.br
Inovação: OI FIBRA
Com mais de 370 mil quilômetros de fibra instalados, a Oi aproveitou sua capilaridade para ampliar a conectividade de internet FTTH até dentro da residência e das empresas de seus clientes. A operadora tem como parceiros a Huawei e a Nokia, tanto nos elementos de rede quanto no acesso de fibra.

Desenvolvedor: SKY BRASIL
www.sky.com.br
Inovação: ASSISTENTE DE VOZ
Por meio de comando de voz Alexa e Google, o assinantes da Sky consegue mudar o canal de sua TV, obter informações sobre fatura, status da recarga, reestabelecer sinal da TV, consultar o guia de programação ou pedir uma sugestão de filme. O serviço agrega valor para o usuário e reduz as ligações para a central de atendimento.

Desenvolvedor: TELXIUS CABLE
www.telxius.com
Inovação: CABO SUBMARINO
Com 11 mil km de cabo, instalados em uma profundidade superior a 5 mil metros, a Telxius oferece uma capacidade de transmissão de 160 Tbps. Tem dois pontos chave, em Fortaleza e Rio de Janeiro, e conecta o Brasil ao data center em Ashburn, Virginia, EUA, onde está o maior cluster de data centers. Seu cabo submarino BRUSA oferece a mais alta capacidade para conectar as Américas.

Desenvolvedor: TIM
www.tim.com.br
Inovação: APP C6
Uma parceria com o C6 Bank traz para os clientes da TIM a possibilidade de contas digitais e serviços financeiros sem custos, portfólio de investimento diferenciado, atendimento integrado, serviços financeiros integrados de valor, como o Kick, e facilidades na compra de smartphone. O cliente não terá o consumo de sua franquia ao acessar o App do C6 e terá benefícios de bônus internet ao realizar a compra de recarga ou o pagamento de sua fatura no banco C6.

Desenvolvedor: VIVO
www.telefonica.com
Inovação: VIVO CAR
Em um único produto, o Vivo Car traz três funcionalidades: um hotspot Wi-Fi dentro do veículo, disponível para motorista e passageiros; um geolocalizador, que permite também o acompanhamento de viagens; e telemetria para acompanhamento das falhas e alertas do veículo.

 

Previous Anatel quer destinar toda faixa de 6 GHz para o WiFi 6E
Next Neo abre 1.030 oportunidades de emprego em todo o país

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *