WiFi seguro: como configurar um roteador


Crédito: FreepikTP-Link reconhece a importância de um WiFi protegido e, além de investir em pesquisas e dispositivos de proteção, oferece dicas de como tornar o acesso à internet mais seguro, para que os usuários possam proteger os próprios dados, além da família, dos colaboradores e clientes. Responsável pelo tráfego, o roteador é usado para distribuir o sinal de WiFi, e por isso é também, um receptor, em que as informações acessadas por smartphones ou pelo computador circulam por ele, exigindo cuidados na hora da configuração.

Para Fabio Faria, Diretor de Marketing e Trade da TP-Link, a conexão WiFi é sem dúvidas um dos maiores avanços em tecnologia, utilizada por todas as gerações. “É o que nos permite comunicar, fazer compras sem deixar o conforto da nossa casa, fazer transferências bancárias, reuniões, nos entreter e muitas outras funções que inferimos informações pessoais e as vezes sigilosas com tranquilidade. Por isso a TP-Link está desenvolvendo constantemente atualizações que acompanham essa veloz evolução. O resultado é ter sido premiado neste ano em diversas categorias da International Consumer Electronics Show, a CES, e pelo quarto ano consecutivo fomos citados pelo Quadrant Magic Gartner”, ressalta.

PUBLICIDADE

Um bom exemplo de investimento em pesquisa é o novo protocolo de criptografia WPA3, que oferece uma linha de defesa ainda mais forte através do Simultaneous Authentication of Equals (SAE) que elimina o risco de tentativas consecutivas de hackers, e no caso de locais públicos, oferece uma conexão criptografada para cada dispositivo tornando muito mais seguros. No caso de locais públicos, o WPA3 oferece uma conexão criptografada para cada dispositivo.

“O WPA3 vem para oferecer uma linha de defesa muito mais forte para esse público. No passado, um hacker poderia interceptar um pacote de dados criptografado e, através da tentativa e erro, os chamados “ataques de força bruta”, poderia descobrir uma senha fraca. Já com o SAE os hackers possuem apenas uma tentativa para descobrir a senha e, se falhar, o hacker precisaria interceptar um novo pacote e assim por diante”, explica Faria.

Os equipamentos Deco e Archer da TP-Link, oferecem o sistema HomeShield, com kit de recursos integrados que visam não só a segurança da conexão, como o alto desempenho e velocidade do sinal. A configuração é intuitiva e de fácil acesso através do aplicativo Deco ou Tether. Confira abaixo e as soluções para proteger redes domésticas e corporativas.

Proteção IoT em tempo real

Assim que novos dispositivos inteligentes (IoT) se conectam à rede, o TP-Link HomeShield os identifica e passa a monitorar seu desempenho de segurança. Por meio de um firewall, o HomeShield bloqueia acessos não autorizados, criptografa seus dados e protege os dispositivos conectados contra ameaças e ataques cibernéticos.
Bloqueio de sites suspeitos

O HomeShield detecta URLs suspeitas e sites maliciosos e os bloqueia, impedindo automaticamente o acesso a rede do roteador.
Controle dos pais

Através do aplicativo é possível configurar os dispositivos e definir controles individuais, dessa forma é possível criar perfis que se adaptem a idades diferentes, estabelecer limites de tempo personalizados, além de outras funções como filtros de conteúdo, hora de dormir e recompensas de tempo garantindo a segurança de crianças e adolescentes e reduzindo riscos.
Relatórios de uso

Relatórios mais detalhados para ajudá-lo a obter uma compreensão completa de seu Wi-Fi doméstico e de cada dispositivo conectado, nele você checa as estatísticas de segurança da rede, analisa o histórico do navegador, analise do tempo conectado, entre outros dados que vão te ajudar a manter um controle sobre sua rede.
Dicas finais que todos podem realizar para ampliar a rede de segurança:

  • Nunca deixe a rede aberta e sempre crie senhas para o Wi-Fi com senha e disponibilize a senha apenas para autorizados.
  • Quando receber pessoas em casa, ofereça a senha da Rede Wi-Fi para Convidados ao invés da sua rede principal.
  • Altere a senha do Wi-Fi periodicamente e não utilize combinações obvias. Quanto mais números e letras desconexos melhor.
  • O roteador deve ser atualizado sempre que for solicitado. Assim, ele sempre contará com os melhores métodos de segurança disponíveis atualmente.
  • Ao navegar, muito cuidado com os anexos recebidos em e-mails e mensagens de comunicação, bem como com mensagens suspeitas em sites e redes sociais. Elas podem ser usadas para camuflar vírus e arquivos maliciosos.
  • Em caso de longos períodos sem ser utilizado, vale a pena desligar o roteador.(Com assessoria de imprensa)
Previous TelComp apresenta agenda de atuação ao ministro das Comunicações
Next Abrint participa de conferência da Unesco sobre regulação de OTT

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *