A CenturyLink,, provedora global de telecomunicações e TI, completou a ampliação da rota de fibra ótica na região nordeste do Brasil. Com uma extensão de aproximadamente 2.300 quilômetros, ela habilitará serviços de transporte e IP (Internet, IP VPN e EVPL de alta capacidade) em cidades intermediárias de Fortaleza, Mossoró, João Pessoa, Recife, Rio Largo, Arapiraca, Aracaju, Alagoinhas, Camaçari e Salvador.

A infraestrutura já estabelecida da CenturyLink, concentrada em Fortaleza (CE), serve como um ponto de conexão entre suas redes terrestre e submarina, fornecendo conectividade direta a seus cerca de 720.000 quilômetros de rotas de fibra em todo o mundo, dos quais 26.000 quilômetros por toda a América Latina.

A rede tem uma capacidade instalada de 300 gigabits na camada de transmissão que irá atender corporações, provedores de serviço de internet, empresas de telecomunicações e governos locais.

“Com essa ampliação, podemos oferecer infraestrutura e suporte local para mais empresas da região, em conjunto com uma conectividade global, criando assim um portal para o intercâmbio de informações tanto nacional como globalmente”, comentou José Eduardo Freitas, Diretor de Produtos de Dados – Conectividade, Media e IP da CenturyLink no Brasil.