Uma das líderes mundiais nos segmentos de vidros especiais, cerâmicas e fibra óptica, a norte-americana Corning Optical Communications se volta ao mercado dos provedores de acesso à internet regionais. Tradicional fornecedora das grandes operadoras de telecom, a empresa agora coloca sua tecnologia ao alcance dos ISP de médio porte. Ricardo Claro, gerente de Marketing & Desenvolvimento de Mercado para América Latina da Corning, explica: “Tanto o Centro de Desenvolvimento para a América latina e quanto o Centro de Manufatura, ambos localizados no Rio de janeiro, estão preparados para adaptar os produtos às características técnicas das redes brasileiras, que são, por exemplo, predominantemente aéreas”.

A linha dedicada para redes FTTH, de interesse dos provedores regionais, inclui caixas de emendas ópticas, caixas de terminação óptica, cabos drops para conexão de assinantes, conectores ópticos de montagem em campo, caixas para ambientes internos residenciais o prediais e distribuidores ópticos de forma geral.

Como destaque, Claro cita a solução de redes FTTH pré-conectorizadas, que utiliza o conector Optitap, desenvolvido pela Corning nos Estados Unidos. “Nós trazemos para dentro da fábrica toda a parte de conectorização e testes, de modo a facilitar o trabalho do técnico em campo. Com isso, pode-se reduzir o tempo de instalação, o grau de falhas e o nível treinamento técnico”, diz Claro.