A ITS Brasil e a InternetSAT assinaram acordo para a oferta de Internet via satélite em todo o estado da Bahia, com tráfego ilimitado e acompanhado de telefonia e uma ampla gama de serviços customizados para o mercado corporativo e de ISPs. O acordo irá garantir conectividade e alta disponibilidade de acesso às empresas nos centros urbanos e industriais e na área rural.

Segundo Daniel Landim, diretor da ITS Brasil, a parceria se dá em um momento de expansão dos negócios da sua empresa no estado e da entrada em operação do novo satélite da InternetSAT, que opera em banda KA, a mesma utilizada na comunicação em sondas espaciais e na comunicação da Estação Espacial Internacional com a Terra.

Daniel Landim, diretor da ITS Brasil enfatizou que um dos pontos fortes da parceria com a InternetSAT é atender às empresas em cidades onde existe apenas um provedor de Internet (ISP) e que necessitam investir na redundância de Internet. “Os próprios provedores de Internet poderão oferecer a redundância via satélite”, afirmou.

Segundo a Anatel, a Bahia possui apenas 53,72% (com dados de 2017) dos seus 417 municípios baianos totalmente abastecidos com serviços de Internet, a maioria atendida por apenas um provedor de Internet, o que impede que as empresas possuam também um plano de redundância de Internet.

“Muitas vezes, as empresas optam por não investir em uma expansão de suas atividades devido a isso. Muitos novos negócios apoiados no digital também deixam de ser lançados pelo mesmo motivo” comentou o executivo.