A Avast, empresa de produtos de segurança digital, realizou uma pesquisa online para conscientizar sobre a importância da segurança dos dados, especialmente neste Dia Mundial do Backup (31/3). Os resultados da pesquisa revelam que 51% dos brasileiros não fazem backup dos seus dados ou arquivos, arriscando a perda de informações, caso sejam destruídos ou excluídos.

O principal motivo alegado (36%) é de que não possuem dados ou arquivos importantes o suficiente para fazê-lo. Já 35% dos entrevistados dizem que não sabem como fazer backup dos seus dados; 23% querem fazê-lo, mas esquecem e 11% querem fazê-lo, mas não têm tempo

Dentre os brasileiros que fazem backup dos seus dados, 51% fazem o armazenamento em nuvem, 43% em um disco rígido externo, 23% em uma unidade flash/USB, 17% fazem backup do seu telefone no PC e 5% fazem backup em uma unidade de armazenamento em rede. Quando questionados com que frequência fazem o backup dos seus dados, 43% dizem que pelo menos uma vez por mês e 12%, continuamente. Para 19% dos entrevistados fazem cópia dos dados a cada seis meses; 18%,a cada ano e 8%, menos frequentemente do que anualmente.

PUBLICIDADE  

Segundo Avast, a perda de dados pode ser causada pela exclusão acidental das próprias informações, danos e falhas de hardware, além de malware, tornando-se irrecuperáveis dados tão valiosos como fotos, vídeos, documentos e mensagens, para sempre. O ransomware e outros malwares, como os wipers, podem criptografar ou destruir completamente os arquivos, e não há garantia de que possam ser descriptografados se um resgate for pago.

Entre 15 de fevereiro e 15 de março de 2020, o Avast protegeu 7.659 brasileiros de 46.534 tentativas de ataques de ransomware. Os três principais tipos de ransomware durante esse período foram WannaCry, VirLock e Xorist.

“Os resultados são surpreendentes, especialmente a quantidade de pessoas que não fazem backup dos seus dados e arquivos, e a quantidade de usuários que não sabem como fazê-lo. Pode ser que muitos não estejam cientes de que estão fazendo backup, como isso pode estar acontecendo automaticamente, em segundo plano, no entanto, outros podem realmente não estar fazendo backup, pensando que isso não vale a pena. Perder documentos, fotos e vídeos pessoais pode ser uma experiência dolorosa”, diz Luis Corrons, Evangelista de Segurança da Avast. “É importante fazer backup dos dados regularmente, mantendo as memórias capturadas, seja na forma de fotos ou vídeos, seguras e protegidas”.

Dicas

Luis Corrons compartilha as seguintes dicas sobre a melhor forma de fazer o backup de dados:

Faça backup em dois locais

Quando se trata de fazer o backup de dados, são necessários muitos cuidados. Se algo acontecer com o backup, tudo poderá ser perdido. Portanto, é recomendável fazer o backup dos dados em dois locais diferentes, como um na nuvem e outro no armazenamento físico – como um disco rígido externo.

Desconecte

Os discos rígidos externos devem ser desconectados após a realização do backup, a fim de protegê-los de malware como o ransomware, que pode se espalhar do computador para os dispositivos conectados.

Faça backup automaticamente

A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem oferece uma opção de backup automático, o qual é recomendável ativar, para que o backup de dados seja armazenado e protegido automaticamente.

A pesquisa on-line foi realizada entre 1.369 usuários da Avast e AVG, de 20 de fevereiro a 4 de março de 2020.(Com assessoria de imprensa)