Rede varejista leva Wi-Fi gratuito a 20 cidades da região Norte


A Bemol, uma das maiores redes varejistas que está há 58 anos na Amazônia Ocidental do Brasil, acaba de concluir a implementação de redes Wi-Fi no entorno de suas mais de 23 lojas físicas. O projeto leva conexão à internet a 20 municípios da região Norte, facilitando o acesso de seus clientes às suas plataformas de comércio eletrônico.

A rede utiliza soluções Ruckus, da CommScope; suportada pela Westcon, distribuidor responsável por todo o processo de pré-venda; e com operacionalização da CriareNet, que fez toda a integração dos sistemas e da rede.

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A oferta de Wi-Fi gratuito aos clientes surgiu da necessidade de aumentar a capilaridade do grupo Bemol no interior dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima. “Não só isso, mas também facilitar a compra por meio do comércio eletrônico nestas regiões”, afirma Jesaias Arruda, do departamento de infraestrutura da empresa, lembrando que a região é a mais extensa do país.

O executivo destaca que a extensão e as condições do meio ambiente representavam o principal desafio ao projeto. “Estamos falando de locais onde o terreno é variado e o clima é imprevisível, principalmente por causa da umidade e das chuvas constantes”, afirma. Com cidades localizadas em terrenos de planície, depressão e planaltos, o grande desafio era encontrar uma solução que garantisse um sinal sem fio sem interrupções.

Pontos de acesso

Em março deste ano, a CommScope, em parceria com a Westcon e a CriareNet, iniciou a implementação de 300 pontos de acesso em 20 cidades da região Norte. Na primeira fase do projeto, já em operação, foram instaladas 70 APs (Access Points) outdoor do modelo Ruckus T310S em 14 cidades, com gerenciamento feito por meio do controlador Ruckus Virtual SmartZone.

De acordo com Gustavo Barros, gerente de contas corporativas da CommScope para a linha Ruckus, estes APs representam o estado da arte em desempenho e confiabilidade, por isso foram escolhidos. “Além disso, adicionamos visibilidade e mais valor agregado na integração com a plataforma de monetização da rede”, explica, lembrando que a oferta do serviço será um grande alavancador de negócios para o grupo.

Para o diretor da CriareNet, Armando Kratina Jr, um dos desafios do projeto foi sua integração com o sistema de gestão da Bemol, permitindo que o processo fosse o mais natural possível, tanto para a operação quanto para os usuários. “Para isso, trabalhamos duro nas integrações dos sistemas e da rede”, afirma.

O gerente de desenvolvimento de negócios para as soluções Ruckus da Westcon, Artur Poyares, ressalta o trabalho de pré-vendas realizado pela empresa. “Ele nos permitiu chegar a um valor interessante para todos e perfeitamente adequado ao business case do cliente”, diz.(Com assessoria de imprensa)

 

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