Do Tele.Síntese

O satélite SES-10, da operadora SES, começou a funcionar. O dispositivo, que foi lançado ao espaço no final de março, passou por diferentes testes antes de ser ativado para a sua finalidade, a transmissão de canais de TV por assinatura em DTH. O satélite fica na posição orbital 67 graus Oeste, e atende aos mercados na região da América Latina.

Foi o primeiro satélite geoestacionário a ser colocado em órbita por um foguete reutilizado, o Falcon 9, da SpaceX. É também o primeiro satélite da SES a prestar serviços exclusivamente para a América Latina. Tem carga útil de 55 transponders, equivalentes a 36 MHz na banda Ku, 27 dos quais incrementais. A cobertura abrange México, América Central, América do Sul, especialmente comunidade Andina, e o Caribe.

Telebras

No Brasil, o presidente Michel Temer assinou um decreto adiando o prazo de implementação do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas – SGDC da Telebras para até 31 de dezembro deste ano.O primeiro decreto, de 2012, previa a conclusão do projeto em 2014, e depois foi prorrogado para dezembro de 2016. Agora, a nova data fica aderente ao programa que teve o satélite lançado no dia 4 de maio, e já está posicionado em sua órbita própria. (Com assessoria de imprensa)