Imagem por blizzy78 (CC.by.2.0)

Imagem por blizzy78 (CC.by.2.0)

A Um Telecom, provedora de serviços de telecomunicações de Recife (PE), resolveu investir na expansão de suas redes DWDM (Dense Wavelength Division Multiplexing). No total, a ampliação chega a mais de três mil quilômetros, abrangendo os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Piauí e Pernambuco.

O objetivo da prestadora é ampliar a cobertura de suas redes ópticas no Nordeste para expandir a oferta de serviços e aumentar sua base de clientes na região. Para Rui Gomes, CEO da Um Telecom, com as aplicações exigindo cada vez mais banda e velocidade, é necessário intensificar o investimento em infraestrutura de alta capacidade para continuar oferecendo aos clientes a melhor experiência em conectividade, a preços acessíveis.

Para iluminar as novas rotas da operadora, a Padtec forneceu transponders de 100 Gb/s e os novos modelos compactos com canais de 200 Gb/s, além dos modernos amplificadores ópticos com VOA (Variable Optical Atenuator) – que se adaptam às variações de atenuação das fibras ópticas – da Plataforma LightPad. As novas rotas de rede óptica da Um Telecom possuem terminações nas capitais Recife (PE), Teresina (PI), Fortaleza (CE) e Maceió (AL) e, também, em municípios como Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Remanso (BA), Picos (PI), Floriano (PI), Palmares (PE), Quipapá (PE), Caruaru (PE) Garanhuns (PE), Arapiraca (AL), além de outras cidades do interior desses estados.

Um dos destaques da rede está no uso de dois dos três modelos de shelf da Plataforma LightPad da Padtec (com 4 e 14U de altura), com o objetivo de garantir aplicações adequadas aos nós de média e alta capacidade ao longo da rede óptica, tornando a solução mais eficiente e garantindo à provedora o uso otimizado de energia e de espaço.

Segundo Argemiro Sousa, Diretor de Negócios da Padtec, graças à combinação eficiente de custo e desempenho proporcionada pelas soluções da empresa, as vantagens da tecnologia DWDM hoje estão ao alcance também dos provedores de serviços (ISPs). “A solução compacta da Padtec, por exemplo, foi desenvolvida para atender à demanda desse mercado por alta capacidade de transmissão com ocupação de espaço reduzida, oferecendo aos ISPs uma relação entre custo e desempenho bastante atrativa”, ressalta Argemiro. “Isso garante aos provedores acesso a soluções que adicionam mais capacidade às suas redes de transmissão, a custos acessíveis”, completa o executivo.(Com assessoria de imprensa)