Sem anúncio oficial ao mercado e sem presença da imprensa, o Fundo Vinci, que concluiu no início do ano a compra de oito provedores mineiros que somam 150 mil assinantes de banda larga, lançou ontem, 16, em Belo Horizonte, no Mineirão, com uma super festa, a nova marca de internet rápida de Minas Gerais, o Vero. Quem se encarregou de tornar público o lançamento foi o diretor do Mineirão, Samuel Lloyd, que postou um vídeo da festa em seu Instagram.

A preparação dos provedores para a venda e sua consolidação consumiu mais de dois anos e um muito trabalho. Do grupo de empresas as mais conhecidas são Via Real, com sede em Conselheiro Lafaiete, na Zona da Mata, e Powerline, de Juiz de Fora.

Esta é a primeira investida do Fundo Vinci no mercado de provedores regionais, mas ele já está de olho em outro negócio. Em entrevista ao “Diário de Pernambuco” publicada ontem, José Luis (Pepe) Pano, diretor do fundo Nordeste, disse que está com uma negociação avançada na Bahia na área de fibra óptica. “Estamos apostando muito na consolidação de provedores de internet de pequeno e médio porte. Somente lá, tem 450 provedores. Tem cidade no interior que tem 1.500 assinantes. As grandes operadoras não chegam de forma eficiente: 80% dessas operadoras a comunicação é por cabo. Então queremos investir nesse segmento para consolidá-lo e fazer um player regional grande utilizando fibra óptica.”

Com a compra dos provedores mineiros, o Vinci vem se juntar a outros fundos que, a partir de 2013/14, passaram a investir no mercado de ISPs, seja com a compra de empresas isoladas, seja com a compra de empresas em conjunto, ou mesmo como investidores minoritários em um provedor. Entre eles, por exemplo, estão o Grupo Acon, que já conta com seis provedores no Nordeste, São Paulo e Minas Gerais e base de 250 mil assinantes; fundo Pátria que comprou cinco provedores consolidados na Vogel; Invest Tech e Axxion que investiram minoritariamente na America Net; o EB que comprou a Sumicity, no final do ano passado, provedor que comemorou recentemente os 100 mil clientes.