5G: Transmissões wireless oferecem soluções de conectividade rápidas e confiáveis


Reconhecidamente o Backhaul de alta capacidade torna-se essencial em redes moveis e ganha, agora ainda mais importância, com o lançamento da rede 5G. A densificação da rede vem reduzindo distâncias entre nós, chegando a distância de menos de 5 Km entre macro cells.

De acordo com o último relatório de conectividade GSMA, radiofrequência permanece dominante em backhaul, conectando mais de 60% de estações radiobase. Uma análise do mercado wireless dos últimos 3 anos a frequência de 80GHz subiu para a segunda posição no mercado global de radiofrequência instalado. Isto é devido a alocação de maior espectro permitido para links de 10.20 Gbps cobrindo uma extensão de 5 Km ou mesmo até mais se considerarmos a solução multiband. Além disso o E-Band contribui para reduzir a latência de transmissão.

“Futuramente a transmissão wireless cruzará a fronteira da capacidade de 100Gbps permitindo a abertura de um amplo portfólio de possíveis aplicações”, afirma segundo Fabio Gavioli, diretor de marketing da SIAE Microelettronica. Segundo ele, hardware será apenas uma parte de soluções inovativas no que diz respeito a 5G X-hauling, tendo em vista que o frame work baseado em SDN somos agora capazes de fornecer uma serie de aplicações para otimizar e prever comportamento de tráfego, minimizando eventos que conduzem a tempo de inatividade e até mesmo evitando-o antes que eles ocorram graças ao algoritmo baseado em AI/ML.

PUBLICIDADE  

O hardware de transmissão precisa ser complementado por um conjunto de soluções de software, uma ampla gama de serviços, suportando design, implementação e operação de rede para criar uma bem sucedida infraestrutura 5G. Além disso, sua confiabilidade não mais residirá somente na disponibilidade de hardware, mas para realizar uma rede “always on” precisamos intimamente entender os serviços e suas necessidades específicas além de sermos capazes de estruturar processos autônomos reagindo em tempo real e prevendo comportamentos futuros, estando a frente de eventos críticos antes de que eles aconteçam.

“Como fornecedores de infraestrutura, nosso envolvimento não termina no simples fornecimento de hardware, mas também em participação no planejamento, implementação e serviço de operação do backhaul”. Bruce Liebold, diretor geral da SIAE Microelettronica do Brasil, adiciona: “Nós damos suporte aos nossos clientes através de projetos de infraestrutura móvel, planejando junto com eles no âmbito de serviços cross-tecnology com o objetivo de maximizar eficiência e confiabilidade, considerando no backhaul móvel, serviços de layer2 e layer3, roteamento, política de qualidade de serviços, fibre pop e sincronismo de interconexão end-to-end”.

Transmissões wireless oferecem soluções de conectividade rápidas e confiáveis onde a topologia do terreno se apresenta como adversa e onde a infraestrutura é mínima ou simplesmente não pode ser fornecida, tais como florestas, superfícies rochosas e de grandes extensões de água. No topo dos serviços ligados a produtos envolvendo o planejamento e implementação de enlaces é fundamental introduzir serviços com amplo escopo para ocupar todo o espaço de backhaul, já que nenhuma tecnologia funciona por conta própria e infraestrutura deve operar de acordo com os objetivos para que foi criada.(Com assessoria de imprensa)

 

Previous Padtec busca profissionais para vagas em seu time de inovação
Next EB Capital compra a Vip Telecom em Mauá e prevê novas aquisições

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *