Abranet passa a colaborar com projeto Tentáculos contra fraudes financeiras


Abranet adere ao projeto Tentáculos contra fraude financeira digital
Abranet passa a colaborar com a plataforma Tentáculos, da PF | Foto: vecstock/Freepik

Abranet adere ao projeto Tentáculos contra fraude financeira digital

A Plataforma Tentáculos da Polícia Federal (PF), que centraliza as notícias-crimes de fraude financeira digital em um único repositório de dados, ganhou a adesão da Associação Brasileira de Internet (Abranet). Com a assinatura de um acordo de cooperação técnica com a PF, a Abranet passa a colaborar em projetos e ações de enfrentamento a golpes e fraudes financeiras na internet, principalmente, quando houver o envolvimento de contas mantidas por paytechs e fintechs associadas a ela. Empresas como Mercado Pago e PagPay fazem parte da Abranet.

PUBLICIDADE

O acordo entre a Abrenet e a PF foi assinado nesta terça-feira, 14, em Brasília, e os principais pontos da colaboração estabelecem a adesão das instituições ligadas à Abranet e sua integração à Plataforma Tentáculos. A entidade reúne mais de 400 empresas em todo o país, especialmente pequenos provedores de acesso à internet, provedores de conteúdo, plataformas, fintechs, paytechs, assim como data centers. “A adesão da Abranet a Tentáculos possibilitará o compartilhamento seguro de dados, aumentando todo o sistema de informações disponibilizado à Polícia Federal, contribuindo para as investigações” observou Carol Conway, presidente da associação.

Criado em 2007 para investigar crimes financeiros digitais contra a Caixa Econômica Federal, o projeto Tentáculos ganhou forças a partir da adesão de outros bancos. Atualmente, a iniciativa conta com um acordo de colaboração com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Das 113 instituições bancárias filiadas à federação, 30 já estão integradas à plataforma da PF. Em dezembro do ano passado, a Zetta, associação que reúne instituições financeiras e de pagamento, como Nubank e PicPay, também fez acordo de colaboração com a PF e passou a compartilhar dados com a Plataforma Tentáculos.

Graças às informações compartilhadas pelas instituições financeiras na Plataforma Tentáculos, a PF conduziu 572 operações e cumpriu 1220 mandados de busca e apreensão contra fraude financeira digital entre os anos de 2018 e 2023. Essas operações resultaram em 208 prisões no período. (Com assessoria de imprensa)

Previous Q13 faz ação em Porto Alegre para restabelecer conexão
Next Desktop oferece 120 vagas para pessoas com deficiência

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *