Anatel aprova requisitos de sincronização para sistemas TDD


A Anatel aprovou os requisitos técnicos e operacionais de sincronização para sistemas TDD (duplexação por divisão de tempo) para uso por estações do serviço móvel (SMP), comunicação multimídia (SCM), telefonia fixa (STFC) e serviço limitado (SLP). Estes requisitos se aplicam para redes TDD que implementem tecnologias baseadas no IMT-Advanced ou IMT2020. 

De acordo com o ato, publicado nesta quinta-feira, 29, as redes TDD no território nacional devem ser sincronizadas com base em uma mesma referência de relógio UTC (Coordinated Universal Time). Além disso, e com o objetivo de garantir a convivência entre as redes, quando necessário, as operadoras com abrangência nacional devem disponibilizar referência para o sinal de sincronismo para as operadoras de abrangência regional. 

Diz também que dentro de uma mesma faixa de frequência, as redes devem adotar, em nível nacional, preferencialmente o mesmo formato de quadro, com o mesmo padrão de distribuição de símbolos OFDM (multiplexação por divisão de frequências ortogonais) dos enlaces de descida e de subida, o mesmo formato de Special slot “S” e o mesmo espaçamento entre subportadoras (SCS, do inglês Subcarrier Spacing). 

PUBLICIDADE  

Por fim, estabelece que as operadoras de redes TDD têm a liberdade de optar pela arquitetura de sincronização e de transporte considerada mais conveniente para si, desde que respeitadas as condições anteriores e que não interfiram prejudicialmente em outras redes. 

Veja aqui a publicação completa do ato. 

 

Previous Looke anuncia as novidades da semana para assinantes
Next Novo programa de canal da AGORA traz benefícios abrangentes

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *