Anatel cassa espectro da One Telecom e da Geeknet


Anatel publicou hoje, 22, novos atos ainda referentes à licitação de 2015 e resolveu cassar as frequências da One Telecom, do Rio Grande do Sul, e da TGeeknet Provedor de Internet, da Bahia, porque as empresas não se manifestaram pela desistência do espectro, como foi estabelecido em regulamento, para não sofrer a penalidade da caducidade.

Publicidade

Conforme a Súmula publicada pela agência, em 2023, “no caso de sancionamento devido à não observância do prazo de entrada em operação do sistema de telecomunicações estabelecido em Ato de outorga decorrente do Edital de Licitação nº 2/2015-SOR/SPR/CD-ANATEL – Radiofrequências nas faixas de 1.800 MHz, 1.900 MHz e 2.500 MHz, é possível converter a sanção de caducidade em outra penalidade menos gravosa se, antes do trânsito em julgado da decisão proferida no processo sancionatório, a Infratora renunciar à Autorização de Uso de Radiofrequência correspondente ou regularizar sua conduta”.

Mas os dois ISPs não formalizaram o pedido de  frequência no tempo estabelecido pela norma, o que fez com que a agência decretasse a caducidade da licença. A One Telecom havia adquirido, no leilão de 2015 da Anatel, espectro de 2,5 GHz para a cidade de Nova Santa Rita, no Rio Grande do Sul. E Geeknet Provedor de Internet havia arrematado frequências para as cidades de Amélia Rodrigues; Conceição do Jacuípe; Coração de Maria; Teodoro Sampaio, na Bahia.

Teutonet

A Teutonet Telecomunicações, por sua vez, renunciou à frequência que tinha adquirido no leilão para a cidade de Teutônia, no Rio Grande do Sul, e por isso, apenas recebeu uma advertência da Anatel, por não ter cumprido as regras do edital, de dar início à prestação do serviço 18 meses após a aquisição do espectro.

Sfox

Da mesma forma, a Sfox Informática também renunciou à frequência para a cidade de Juatuba, e Minas Gerais, e recebeu apenas uma advertência da Anatel.

Os processos podem ser encontrados aqui

 

Previous Q13 avança com implementação de infraestrutura da Infovia 07
Next Edtechs 2024 aborda melhoria das escolas públicas com as TICs

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *