As entidades que representam os operadores regionais de Internet e que participaram da reunião desta semana com a Anatel informaram que seus associados já constataram incremento de tráfego de dados que variam de 10% a 50%, informaram fontes que participaram da reunião.

E apresentaram também diferentes demandas dos ISPs. Entre elas, a de que as operadoras possam aumentar a banda contratada junto aos PTTs (Pontos de Troca de Tráfego) enquanto durar a crise provocada pelo Covid-19 ou a ampliação dos CDNs (que permitem que o tráfego de dados fique mais perto do usuário) nos PTTs regionais.

PUBLICIDADE  

Conforme algumas entidades, já se percebe problemas nos PTTs de Belo Horizonte e Porto Alegre.

Há ainda preocupação com uma possível incapacidade financeira dos pequenos operadores para expandir os investimentos em links de trânsito e transporte.

Pirataria

A preocupação com o aumento da pirataria do conteúdo audiovisual também foi apresentada na reunião, e a associação Neo chegou também a sugerir que a agência estimulasse campanhas de informação e comunicação para que se assistissem a vídeos em telas menores para diminuir a demanda por dados.

As empresas de internet e streaming, como Facebook, Instagran, Netflix e You Tube informaram que já estão reduzindo a qualidade das transmissões de seus vídeos, para ajudar na manutenção da integridade das redes.