MOB Telecom investe pesado em capacitação da rede


A MOB Telecom, operadora regional baseada em Fortaleza (CE) está investindo pesado no aumento de capacidade do seu backbone IP. Nesta semana, a prestadora anunciou a capacitação do anel metropolitano do Rio de Janeiro, adicionando mais 100 Gbps, conectando a rede aos principais data center e, assim, otimizando o acesso aos conteúdos de entretenimento, com origem na cidade Carioca. A nova rede subterrânea, com 85km de extensão, interliga as principais saídas de backbone do Rio de Janeiro às cidades de São Paulo, Salvador e Fortaleza.

No início do mês, a MOB Telecom  ampliou em 100G o backbone IP entre Fortaleza e Teresina. Com o incremento, serão 180G de capacidade no total. A empresa também aumentou a banda do  backbone IP entre Fortaleza e Juazeiro do Norte em mais 60G. O objetivo foi de reforçar a participação da operadora no mercado de wholesale (atacado), que já conta com mais de 500 clientes em todo o Brasil.

Antes disso, a provedora regional reforçou sua ligação com os Estados Unidos, reforçando sua rede com mais 60 Gbps, chegando a uma capacidade de 100 Gbps, com pontos de presença (POP), e mais 20 Gbps na ligação para Nova York por meio de peering. Segundo a diretora de redes da empresa, Morgana Jacomini, os investimentos visam oferecer melhor experiência aos usuários da operadora no acesso a conteúdo internacional, com menos latência. “Consequentemente, esses investimentos aumentam o SLA [Service Level Agreement].

PUBLICIDADE  

Em agosto, o fundo EB Capital, dos sócios Eduardo Sirotsky, Fernando Iunes, Luciana Antonini e Pedro Parente, comprou o controle da operadora cearense MOB Telecom. Com a aquisição, o fundo expande sua atuação em telecomunicações para o Norte e o Nordeste brasileiros. O fundo já é dono de outra operadora regional, a Sumicity, adquirida em 2018, e cuja área de cobertura inclui Rio de Janeiro e partes do Espírito Santo e Minas Gerais.

De acordo com dados da Anatel, de junho de 2020, mostram que a empresa tinha 50 mil clientes de banda larga fixa no varejo. No atacado, conforme o site da própria operadora, a carteira tem pelo menos 900 clientes, dos quais mais de 500 são ISPs. A rede da companhia tem 24 mil km de extensão. Os sócios-fundadores da MOB Telecom permaneceram como minoritários.

Em fevereiro deste ano, antes portanto da compra do controle da prestadora, a MOB construiu quatro saídas de backbone ligando Fortaleza às cidades Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, o que confirma a vocação da provedora para a expansão.

Previous Sessão para votar veto à desoneração da folha é cancelada
Next Kaspersky diz que ciberataques são maiores em empresas da AL

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *