MVNO: Internet na palma da mão e jornada do cliente são divisores de águas para os ISP’s


Crédito: DivulgaçãoPor Tomas Fuchs*

Uma MVNO, sigla em inglês para mobile virtual network operator, é uma operadora de telefonia celular que não utiliza infraestrutura de antenas (ERB’s), utilizando o sinal de antenas e torres de uma operadora tradicional que possui estrutura robusta. Enquanto a MNO (Mobile Network Operator), é responsável pela compra de espectro e tem um alto custo de investimentos em infraestrutura e tráfego de sinal, a MVNO, com acesso a essas antenas, oferece serviços de conectividade tanto ao consumidor final, quanto a empresas que queiram se credenciar a rede, fornecendo todo o respaldo necessário que existe em um sistema de telecom.

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No Brasil, segundo a Teleco, cerca de 861 mil pessoas ainda não têm acesso à internet 4G, as quais utilizam ou uma conexão inferior, ou precisam se deslocar para grandes polos para conseguir conexão. Isso acontece porque não é interessante a uma operadora tradicional investir na ampliação de seu sinal em regiões afastadas e com poucos habitantes, abrindo espaço para a atuação das MVNO’s.

Outro ponto interessante está na qualidade de atendimento. Segundo relatório feito pela Anatel, somente no primeiro semestre de 2022, foram registradas quase 1 milhão de reclamações contra empresas desses setores. Com a alta demanda de atendimentos a diversos segmentos, como indústrias, saúde e educação, grandes operadoras não conseguem prover um atendimento personalizado e de qualidade aos usuários. Sendo assim, a atuação de MVNO’s neste mercado pode ser a solução para consumidores e a oportunidade de oferecer serviços financeiramente mais competitivos.

Entregar internet de qualidade e TV por assinatura a lares e fazendas, é algo que os ISP’s fazem de olhos fechados, porém se esquecem que focar em conexão fora de casa pode ser um divisor de águas para os negócios. Grandes operadoras pensaram em como estar presente na jornada de seu cliente 24 horas ao dia, criando dessa forma os famosos pacotes e combos que atendem demandas dentro e fora de casa. Para as ISP´s o modelo de MVNO é uma poderosa ferramenta de relacionamento e aumento da carteira de serviços para os seus clientes.

Internet na palma da mão

Com a aceleração digital, chegada do 5G e a facilidade de ter tudo na palma das mãos, consumidores passaram a ser mais exigentes com o mercado de conectividade. Sem uma conexão de qualidade, um smartphone perde sua funcionalidade que vai além de ligações. Marcar consultas, pesquisar caminhos, pedir um carro e acompanhar notícias por meio de um celular ou tablet, já faz parte da rotina do brasileiro. E sabemos que quanto mais rápida for a conexão, melhor. Além disso, o crescimento dos serviços em IoT (internet das coisas), em que há a comunicação de máquina para máquina (M2M), tornam operações de casas inteligentes, indústrias e veículos conectados cada vez mais atraentes aos consumidores. É um recurso que já está muito próximo de nossa realidade.

Tipos de MVNO

Dentro do mercado de MVNO existem as MVNO’s credenciadas e as autorizadas. As autorizadas, são aquelas que possuem licenciamento por parte da Anatel para credenciar novas operadoras. Elas são responsáveis pelo tráfego de dados, estrutura de numeração, estrutura de telecom e TI, interconexão, homologação de produtos e serviços perante a Anatel, entre outros. Diferentemente das MNO’s, não possuem radiofrequência, operando por meio de compartilhamento de rede com as prestadoras tradicionais.

Já as credenciadas, possuem contrato de homologação pela Anatel, não precisando ser licenciada nem qualificada. Sem a necessidade de investir em infraestrutura, cabe a credenciada o papel da distribuição, vendas, atendimento e marketing. Além disso, uma MVNO credenciada não tem a opção de ter outras operadoras credenciadas sob sua estrutura. Vale lembrar que, além das ISP’s, qualquer empresa pode oferecer serviços de MVNO em seu escopo. Basta ter um CNPJ, base de clientes e a solução pode ser desenhada.

Pensar que grandes operadoras não oferecem suporte e atendimento adequado a esses consumidores e não conseguem atender a todas as regiões do Brasil, pode ser a oportunidade para um ISP se destacar. Utilizar a receita de grandes marcas para se inspirar é uma boa sacada. Diversos são os escopos de serviços que podem ser oferecidos com preços competitivos e personalizados.


* CEO Grupo Datora

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