Neoenergia retira 22 toneladas de cabos de ISPs no DF


A Neoenergia retirou mais de 22 toneladas de cabos e equipamentos de telecomunicações irregulares de 7.800 postes em todo o Distrito Federal durante o ano de 2022. O resultado é fruto das ações integradas da distribuidora e do aumento do número de técnicos responsáveis por essa fiscalização. As principais áreas de atuação foram Ceilândia, Taguatinga, Sobradinho, Guará e Samambaia, onde há concentração maior de ISPs. 

Esses cabos pertencem a empresas de telefonia, internet e TV a cabo, responsáveis pela instalação e manutenção dos seus próprios fios. Existem duas situações em que a concessionária remove a fiação: quando a empresa atua clandestinamente, lançando os fios sem autorização da Neoenergia e sem seguir os padrões técnicos e de segurança exigidos e quando a operadora, que possui contrato com a distribuidora, não realiza a manutenção devida, deixando os cabos em situação de risco à população. 

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“O maior desafio é identificar as redes clandestinas e conscientizar as empresas de telecomunicações da importância de manter o ordenamento das suas redes”, explica Carlos Henrique de Moraes, diretor-superintendente de Operações da Neoenergia. “Quando a empresa não regulariza os cabos, eles são removidos. Nossas equipes estão fazendo o levantamento das irregularidades em todas as Regiões Administrativas do Distrito Federal”, finaliza. 

Segundo a distribuidora, atualmente, 150 empresas de telefonia e internet possuem contrato para uso de postes. A concessionária estima que este número seja bem inferior ao total de operadoras homologadas pela Anatel com permissão para atuar no Distrito Federal. 

Para estimular a regularização das empresas, a Neoenergia vem promovendo workshops e iniciativas com as operadoras de telecomunicação. Uma delas é a criação de um canal de atendimento direto, pelo e-mail grandesclientes.bsb@neoenergia.com, e o telefone (61) 99256-9365, disponibilizado para que prestadoras que atuam, ainda, de forma irregular, possam se regularizar junto à concessionária. 

A distribuidora criou uma página em seu site para que o cliente verifique se a empresa que oferece o serviço de internet para a sua residência está regular com a distribuidora.(Com assessoria de imprensa) 

 

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