Provedores de internet fundam sindicato patronal em Sergipe


ISPs fundam sindicato patronal em Sergipe
Provedores constituem sindicato patronal em Sergipe (crédito: Freepik)

Um grupo de provedores de serviços de internet (ISPs) de Sergipe fundou, na quinta-feira, 22, o primeiro sindicato patronal da categoria no estado. A entidade deve auxiliar na organização financeira de prestadores locais, além de defender os interesses das empresas em questões regulatórias e trabalhistas.

O sindicato foi fundado por 12 empresas e se chama Sindiprose (Sindicato dos Provedores de Internet e Voz sobre o Protocolo de Internet, Acesso às Redes de Comunicação, Serviços de Comunicação Multimídia e Serviços de Redes de Transportes de Telecomunicações do Estado de Sergipe).

Publicidade

A constituição da entidade, realizada na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio/SE), foi seguida de uma eleição para a diretoria do sindicato. Os empresários Pedro Neto e Fábio Oliveira foram eleitos, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente da entidade.

Segundo Neto, entre as frentes de atuação, a entidade deve buscar a valorização dos profissionais do setor e a regulação dos serviços ofertados.

“Em Sergipe, os provedores estavam há mais de 20 anos no mercado como categoria inorganizada”, afirma o presidente. “Agora, nos reunimos para fornecer à categoria e às empresas uma maior organização financeira e trabalhista, prover mais qualidade ao cliente e atuar de forma mais próxima aos sindicatos laborais”, acrescenta.

Com apoio da Fecomércio/SE, o novo sindicato também deve formular, em negociação com a entidade representativa dos trabalhadores, uma Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) para o setor no estado.

Panorama da banda larga

De acordo com dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), até o fim de 2023, Sergipe tinha 360,2 mil acessos de banda larga fixa, sendo Aracaju responsável pela metade das assinaturas (180,1 mil).

As prestadoras de pequeno porte (PPPs) lideram, com cerca de 260 mil acessos, o equivalente a 72% de participação no mercado. As grandes empresas, portanto, contam com 100 mil clientes no território sergipano. O mercado de provedores é composto por aproximadamente 250 empresas, que empregam 5 mil funcionários.

Previous Turbine a banda larga com ONU Fastt10 e o roteador HUAWEI WiFi AX3S
Next Demanda por DWDM cresce e Multi PRO | ZTE amplia portfólio. 

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *