Sebrae promove Prospera Agro para pequenos agricultores


O Sebrae realiza a partir das 8h30 desta segunda-feira (22/3) mais um Prospera Agro, canal no YouTube criado para debater o setor. Nessa edição, serão abordados os desafios e as oportunidades para o segmento, mesmo nestes tempos difíceis da pandemia. Para acompanhar a live, CLIQUE AQUI.

Com o título “Inteligência estratégica no agronegócio”, o evento será aberto pelo presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), Carlos Melles. Ele fará a abertura juntamente com o diretor Técnico da instituição, Bruno Quick.

PUBLICIDADE  

A iniciativa terá grandes especialistas no assunto e representantes de instituições de peso — Ministério da Agricultura (Mapa), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), entre outras.

Programação com palestras abertas

Pela parte da manhã, a programação do Prospera Agro terá início às 8h30 e prossegue até as 12h30, com palestras abertas disponibilizadas gratuitamente no Youtube.

O pesquisador da Embrapa, Zander Navarro, vai tratar sobre aplicação da “Inteligência Estratégica no Agro”, a partir das 9h.

Cleber Soares, diretor de inovação do Mapa, apresentará as principais perspectivas de inovação no setor, às 9h55.

O superintendente da CNA, Bruno Lucchi, trará os principais desafios para a agropecuária no atual cenário, às 10h45.

Na sequência, haverá um painel aberto ao público para perguntas e respostas.

Durante a tarde, as equipes técnicas do Sebrae se reunirão em grupos de trabalho para criar estratégias de atuação de fomento ao empreendedorismo dentro do agronegócio.

Acesso às novas tecnologias

A analista Newman Costa, da Unidade de Competitividade — Núcleo Agronegócios do Sebrae Nacional, explica que a pandemia trouxe novos desafios e novas oportunidades para os agronegócios de menor porte. Por isso, o Sebrae precisa estabelecer um planejamento para que sua atuação incentive, cada vez mais, o crescimento dos agronegócios de menor porte.

“Quando falamos em Agro, estamos tratando de um setor de grande impacto na economia brasileira. Temos uma cadeia de micro e pequeno negócios que atuam dentro de grandes commodities, mantendo linhas de produção de alimentos nacionais e internacionais”, explica Newman Costa.

“A pandemia trouxe um momento extremamente provocativo no sentido da digitalização e da conectividade. Nesse sentido, o Sebrae espera traçar novas estratégias de atuação para que o Agro seja cada vez mais impactado com a inovação. O Prospera Agro vem da necessidade de democratizar o acesso as informações e conhecimento de novas tecnologias, para que os pequenos negócios possam potencializar sua produção e sua competitividade no mercado”, observa.

Produções sustentáveis

Newman afirma que o evento também trará reflexões sobre a importância de tornar as produções cada vez mais sustentáveis.
“O Sebrae entende que a sustentabilidade e a bioeconomia são temas extremamente relevantes para os micro e pequenos negócios. A meta é produzir cada vez mais desenvolvendo a responsabilidade socioambiental. A inovação que nós propomos é exatamente nesse sentido, de usar a tecnologia para o emprego de meios sustentáveis de geração de produtos e serviços”, especifica.

Previous IBGE licita banda larga para Rio e Goiás
Next ICETEL é o novo centro de treinamento autorizado da Furukawa no Ceará

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *