Só SCM cresce no segundo trimestre, com alta de 4,8%, diz Anatel


Alloha Fibra tem mais de 1,5 milhão de clientes.
A holding conta com nove marcas de provedores. Crédito-Freepik

Apenas o serviço de banda larga fixa teve aumento no segundo trimestre de 2020, de 4,8%, segundo relatório setorial divulgado pela Anatel nesta segunda-feira, 31. O setor de telecomunicações fechou junho com 305,7 milhões de acessos, queda de 2,4% nos últimos 12 meses: em junho de 2019, o setor marcava 313,2 milhões de acessos.

De acordo com o documento, houve um aumento significativo da tecnologia de fibra ótica no serviço de banda larga fixa: são 13,1 milhões de acessos dessa tecnologia no país (38,6% do total de assinaturas), um aumento de 66,6% nos últimos 12 meses.

Publicidade

Os provedores de pequeno porte respondem por 33,4% das conexões. Nos últimos 12, a participação no mercado dos PPPs cresceu 31,3%, alcançando em junho de 2020 a marca de 11,7 milhões de acessos.

A Claro, a operadora com maior número de acessos sozinha, tem 9,8 milhões de clientes, o que corresponde a 28,7% do mercado. Em segundo lugar ficou a Vivo, com 6,7 milhões (19,7%) e em terceiro lugar o grupo Oi, com 5,0 milhões de clientes, detendo 14,7% do mercado.

O crescimento proporcional da banda larga fixa foi maior na região Norte, onde o número de conexões ainda é insuficiente. A alta foi de 13,1% até junho na comparação com igual mês do ano passado, atingindo 1,2 milhão de acessos. O Nordeste teve o segundo maior crescimento proporcional, com 12,8% de alta, chegando a 4,2 milhões de acessos.

Ainda na comparação anual, a região Sul teve 6,9% de acessos, para 6,1 milhões e as conexões nos estados do Sudeste subiram 2,3%, chegando a 18,2 milhões. Com menor crescimento, o Centro-Oeste avançou 1%, atingindo 2,6 milhões de conexões. Em relação a estados, os maiores aumentos anuais de clientes em termos percentuais foram observados na Paraíba (+15,2%), Pernambuco (+15,1%) e Bahia (+13,8%).

Variações negativas

Três serviços caíram em número de acesos em relação ao mesmo período do ano passado. A Telefonia Móvel teve uma queda de -1,4%, a Telefonia Fixa -11,8% e a TV por assinatura -9,8%.

Previous Serasa Experian lança solução digital de cobrança para pequenos negócios
Next eCommerce Furukawa para ISPs completa 4 anos

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *