Telcomp abre inscrições para curso de segurança no trabalho


Telcomp dará curso de segurança no trabalho. Crédito-Freepik

Telcomp dará curso de segurança no trabalho. Crédito-Freepik

A Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas (TelComp) abre inscrições para o curso Segurança do Trabalho em Infraestrutura de Telecomunicações. O treinamento foi idealizado em parceria com os engenheiros Aguinaldo Bizzo, Gianfranco Pampalon e Marcius Vitale, com expertise em Segurança do Trabalho.

Publicidade

O treinamento se desenvolverá em quatro módulos, abrangendo os principais temas em segurança do trabalho:

MÓDULO I – (31/07) – Diagnóstico do setor de telecom resultado da fiscalização do MTP e Engenharia de Segurança na Infraestrutura de Telecomunicações nas últimas décadas até os dias atuais

 MÓDULO II – (14/08) – Gestão de Perigos e Riscos nas Atividades de Telecom

MÓDULO III – (21/08) – Gestão de Perigos e Riscos Elétricos em atividades de telefonia e TV a cabo com Compartilhamento de Infraestruturas do Sistema Elétrico de Potência

MÓDULO IV – (28/08) – Mesa Redonda com a participação dos três instrutores para discussão dos temas apresentados e elucidação de perguntas.

O engenheiro Marcius Vitale além de especialista em infraestrutura de telecomunicações, tem se dedicado aos estudos de medidas que possam minimizar acidentes em serviços de implantação e manutenção de redes aéreas e subterrâneas de telefonia no Brasil. Já os engenheiros Aguinaldo Bizzo e Gianfranco Pampalon, participam ativamente dos trabalhos de revisão das Normas Regulamentadoras em Segurança em Instalações em Eletricidade (NR-10), em Saúde e Segurança nos Trabalhos em Ambientes Confinados (NR-33) e Trabalho em Altura (NR-35).

Acidentes de trabalho

Segundo dados do Ministério do Trabalho, o Brasil registrou, somente em 2022, 673 mil ocorrências relacionadas a acidentes de trabalho. Desse total, aproximadamente um terço exigiu tratamento das pessoas por um período superior a 15 dias. Além disso, foram contabilizados 2.500 óbitos.

 Um levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT) apurou que foram registrados 5,6 milhões de doenças e acidentes de trabalho no Brasil de 2013 a 2021, o que levou a um gasto previdenciário superior a 100 bilhões de reais, somente com despesas decorrentes de acidentes; além da perda acumulada de 430 milhões de dias de trabalho.

Vitale, um dos professores do curso, enfatiza que a privatização do setor de telecomunicações e a maior demanda por conectividade foram fatores que exigiram maior compartilhamento de redes nos postes. “Há um número exacerbado de empresas compartilhando postes com proximidade muito grande com a estrutura de distribuição de energia. Isso geralmente acontece sem treinamento adequado ou fiscalização, o que tem colocado muitos colaboradores das empresas de telecomunicações em risco”, afirma.

O curso é destinado a Dirigentes e Gestores, justamente para que conheçam as normas de segurança e tenham capacidade para implantar o Programa de Gerenciamento de Riscos nas empresas nas quais atuam.

Segundo o Presidente Executivo da TelComp, Luiz Henrique Barbosa da Silva, o curso foi idealizado com o objetivo de colocar as associadas em contato com as melhores práticas em saúde e segurança do trabalho no setor, “garantindo excelência sobre os serviços prestados, e compromisso efetivo com os colaboradores que atuam em campo e que estão mais vulneráveis aos perigos que são inerentes a própria atividade que executam”.

O curso é exclusivo para os colaboradores das Associadas da TelComp e entidades parceiras que prestam serviços de campo em telecomunicações. As aulas serão on-line, às segundas-feiras, e terão início em 31 de julho, das 18h30 às 22 horas.

Para inscrições e mais informações, entre em contato pelo e-mail telcomp@telcomp.org.br ou pelo Whatsapp (11) 97606-8511.

(assessoria de imprensa)

Previous Reforma tributária aumenta o imposto do ISP?
Next AXXEL Telecom chega em 73 novas cidades

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *