TI se torna estratégica para vendas e operações em empresas de telecom


O setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) pode gerar até 147 mil novas vagas formais no Brasil até dezembro, segundo estimativa da Brasscom. O número reflete uma mudança de percepção: a área de TI, historicamente ligada apenas ao suporte técnico, passou a ter papel estratégico nas decisões de negócio.

Publicidade

“A transformação digital mudou a percepção sobre o papel das equipes de TI, que passaram a ser vistas como parceiras estratégicas de inovação. Agora, são fundamentais para a adoção de novas tecnologias, a otimização de processos e o apoio ao crescimento dos negócios”, afirma Eduardo Meirelles, COO da Dot a Dot, empresa especializada em soluções de TI e Telecom.

Segundo ele, “hoje, além do suporte técnico, essas equipes podem impulsionar resultados financeiros ao liderar projetos de inovação, implementar tecnologias que aumentam a eficiência operacional e identificar oportunidades de novos negócios”.

A empresa cita casos concretos para ilustrar esse avanço. “Uma grande operadora de telecomunicações, por exemplo, reduziu de 20 dias para 72 horas o tempo médio de resposta a viabilidades técnicas para clientes e acelerou de 60 para 30 dias a implantação de novos serviços — o que aumentou a capacidade de fechar negócios com mais agilidade.”

Já uma instituição financeira, que antes “gerenciava mais de 600 fornecedores de TI e Telecom, optou por centralizar a operação com a Dot a Dot”. Meirelles explica: “Com uma fatura única, o suporte do cliente fala apenas com o nosso time, recebe relatórios mensais de acompanhamento de SLAs e, se algum fornecedor não cumprir o prazo, a Dot a Dot já atua automaticamente para garantir o cumprimento dos níveis de serviço definidos”.

De acordo com ele, esse modelo permite que a equipe interna da empresa “consiga dedicar mais tempo às estratégias de negócio e à área comercial, em vez de lidar com demandas operacionais”.

Outro ponto destacado é a revisão da infraestrutura tecnológica. Meirelles afirma: “As principais preocupações das empresas ao buscar crescimento e escalabilidade em vendas são garantir uma base confiável e segura, evitar gargalos que atrasam a operação, manter suporte técnico eficiente, controlar custos e garantir flexibilidade para se adaptar às demandas do mercado”. (Com assessoria de imprensa)

Previous Soluções Omnichannel com telefonia em nuvem são aliadas na recuperação de crédito
Next Zapping revê estratégia e foca nos ISPs

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *