TIM lança VoLTE em Belo Horizonte


A TIM anunciou a oferta do VoLTE (Voice over LTE, na sigla em inglês) na frequência de 700 MHz em Belo Horizonte. Ao todo, 176 municípios de Minas Gerais já contam com o serviço que permite ligações de voz em alta definição pela rede de quarta geração. Ao todo, são mais de 1.500 cidades no país e a previsão é de que 2 mil municípios tenham a tecnologia até o final do ano.

A funcionalidade permite que as ligações, hoje realizadas por meio de circuitos, evoluam para uma rede de dados. O acesso ao VoLTE depende de um smartphone compatível e da atualização do sistema operacional para a versão mais recente. Todos os aparelhos do portfólio atual da TIM já suportam o VoLTE.

A ativação da frequência 700 MHz na capital mineira, em junho deste ano, foi um passo importante para a TIM ampliar a sua cobertura, principalmente indoor, e melhorar ainda mais a experiência dos seus clientes”, comentou Marco Di Costanzo, diretor de Engenharia da TIM Brasil.

PUBLICIDADE  

Segundo Bruno Vasconcellos, diretor comercial da regional Sudeste, Minas Gerais é um estado relevante para a operadora. ” Temos mais de 4,2 milhões de clientes no estado e estamos investindo em novos pontos de venda. Em agosto, inauguramos em Belo Horizonte nossa primeira loja 100% digital no estado, e temos a previsão de lançar mais quatro nos próximos meses”disse o executivo.

Minas Gerais também foi o primeiro estado no qual a TIM ativou a funcionalidade NB-IoT (Narrow Band em IoT) em sua rede 4G, na cidade de Santa Rita do Sapucaí, em parceria com o Inatel e a Ericsson. A plataforma permite viabilizar a criação de soluções de Internet das Coisas (IoT) utilizando a frequência 700 MHz. A tecnologia está ligada a aplicações para smart cities, como sensores inteligentes em semáforos e estacionamentos; sensores de poluição de cidades; medidores para a energia, água e esgotos das cidades, entre outras iniciativas que tornam os sistemas mais eficientes. Mais de 1.500 cidades já estão aptas a utilizarem a plataforma e a previsão é de que chegue a 4.000 municípios até 2020.

Previous No Espírito Santo, 405 escolas já receberam recursos do Programa Educação Conectada
Next Equinix anuncia pontos de troca de tráfego em todos os seus data centers de São Paulo

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *