A Anatel autorizou a Unifique a utilizar parte da faixa de 700 MHz em 41 cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. O ato foi publicado no dia 27, no Diário Oficial da União. A medida autoriza a companhia a acessar o espectro em caráter secundário, até o fim de janeiro de 2029.
A empresa está entrando no mercado de telefonia celular com o serviço 5G na região, utilizando a frequência de 3,5 GHz, e já manifestou interesse público nos 700 MHz a fim de ativar também o 4G e, assim, ampliar o mercado potencial imediato, uma vez que 70% dos aparelhos em sua área de atuação não são ainda compatíveis com a quinta geração. Procurada, porém, não diz para quais finalidades solicitou a outorga em questão.
As faixas a que a Unifique pode ter acesso a partir de hoje são de 705,5 MHz e 760,5 MHz. Não são o insumo devolvido por Winity, que correspondia aos blocos de 708 MHz a 718 MHz e de 763 MHz a 773 MHz, em todo o território nacional.
O espectro a ser usado pela Unifique corresponde a faixa utilizada para Serviço Limitado Privado, e que antes estava nas mãos das forças de segurança pública, defesa nacional e infraestrutura. Ou seja, não deve ser voltada ao uso no varejo, mas em projetos de redes privativas.
Ao conceder o uso secundário, a Anatel destaca que a empresa pode ter que devolver a faixa a qualquer momento no futuro, casa haja alteração em sua destinação. A operadora se comprometeu a coordenar a ocupação de frequência com outros interessados que também a acessam na região.
No Comment