Vero Internet divulga primeiro relatório de ESG


Crédito: Divulgação
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A Vero Internet, ISP focado no interior do país e investida da Vinci Partners, com apenas três anos de existência, é a primeira das operadoras regionais a avançar com uma agenda de forma estruturada em ESG (sigla em inglês para se referir a temas ambientais, sociais e de governança) e acaba de divulgar seu primeiro Relatório Anual. O documento aborda os desafios e conquistas em 2021, ano que iniciou o trabalho de construção das práticas ESG. O provedor é de mercado em 183 cidades de Minas Gerais e todos os estados do Sul do país.

Para tanto, a companhia elaborou a primeira Matriz de Materialidade, que contou com a participação de mais de 1.300 pessoas através de entrevistas e formulários, dentre elas colaboradores, acionistas, diretores, clientes, dentre outros públicos, com o objetivo de identificar os temas mais relevantes na estruturação de metas de curto, médio e longo prazo.

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O compromisso com a agenda de desenvolvimento sustentável terá 6 pontos principais: (1) a qualidade da rede e satisfação dos clientes, (2) governança e compliance, (3) segurança e privacidade de dados, (4) resíduos eletroeletrônicos, logística reversa e energia, (5) emissões de gases de efeito estufa (GEE) e (6) pessoas e diversidade

“Para levar internet de qualidade e um mundo de possibilidades ao interior do Brasil, queremos ir além na experiência dos clientes. Queremos estar próximos das pessoas e olhar sempre além dos números. Com isso, criamos a área de ESG em 2021 a fim de integrar a sustentabilidade na companhia e fazer a diferença em temas que melhorem os nossos processos, os impactos ambientais e dar a oportunidade para que nossos clientes também consumam internet de um jeito mais sustentável. Agora vamos trabalhar e focar ainda mais em uma estratégia de sustentabilidade, conectada ao nosso propósito”, conta Fabiano Ferreira, CEO da Vero Internet.

Qualidade

Em todas as cidades onde opera, a Vero investe em uma equipe local dedicada a atender e estar sempre próxima dos clientes, seja por telefone, presencialmente nas lojas ou de forma digital (site e app). Para manter a qualidade e satisfação dos clientes, a empresa atua de diversas formas. Em 2021, potencializou a plataforma de CEX que combina três elementos cruciais para a experiência do cliente: pessoas, processos e tecnologia.

Para avaliar a experiência dos clientes, uma das principais métricas é o Índice de Qualidade Vero (IQV). Trata-se de um indicador interno consolidado, construído junto com todas as áreas (vendas, engenharia, atendimento etc.). Criamos também um Projeto interno de transformação (Projeto Metamorfose), onde equipes multidisciplinares trabalham em formato de squads (equipes), com o uso de metodologia ágil para endereçar melhorias contínuas na Jornada do Cliente. Dentro de uma Governança focada no Cliente e que existe desde o início da Companhia, está o Bate-Papo do CEO com os clientes para que possam falar sobre suas dificuldades, expectativas e necessidades com relação à oferta de qualidade da Vero.

Governança

Desde outubro do ano passado a Vero é uma empresa com Registro de Companhia aberta e ao longo do ano passado, foi estruturada a equipe e o site de Relações com Investidores, aprimorando as práticas de governança e transparência na Empresa. Também foi atualizado o Código de Ética, que é aplicado em toda a operação e novos negócios. Para garantir aplicação das políticas, foi criado o Programa de Integridade, com o Canal de Ética para o recebimento de denúncias e relatos de casos que estejam em desacordo com o código de conduta da empresa. As denúncias são investigadas de forma sigilosa por uma comissão interna, e os autores recebem devolutivas e informações sobre as ações tomadas por meio do próprio canal.

Privacidade de dados

A empresa aprovou a nova Política de Segurança da Informação para se adequar à LGPD. Com isso, aumentou a comunicação interna para o tema e promoveu treinamentos com áreas específicas. Também concluímos a nomeação do Data Protection Officer (DPO), que atuará em conjunto com o Comitê de Privacidade e Proteção de Dados Pessoais.

Logística reversa

A empresa iniciou um processo de logística reversa dos equipamentos e modems instalados em clientes, os quais são analisados e, quando possível, reaproveitados em novos equipamentos. Além disso, foram ajustados os procedimentos de inventário e controle de materiais e resíduos eletroeletrônicos, que passaram a ser destinados adequadamente por um parceiro homologado.

Emissões de gases

A empresa atua na redução da intensidade energética das operações e das emissões de gases de efeito estufa (GEE) e na otimização do consumo de água e combustíveis. Para o consumo de eletricidade nos Pontos de Presença (POP) e servidores, que demandam bastante energia e impacta na emissão de carbono, há um projeto em estudo para o investimento em ​usinas de geração de energia solar, ampliando as fontes renováveis na matriz energética.

Para 2022, a Vero se compromete a realizar o primeiro inventário de emissões de carbono, para aprimorar a gestão sobre a pegada de carbono associada às atividades da companhia, como a contabilização da energia gerada a partir do consumo de combustíveis da frota. Desde 2020, é realizado um levantamento das emissões da companhia em uma iniciativa da Vinci Partners, com apoio de uma consultoria especializada. Em 2021, o resultado desse processo foi uma estimativa de 218,3 mil tCO2e emitidas, sendo 99,8% desse total relacionado ao consumo de energia elétrica.

Pessoas e diversidade

A Vero promove uma série de iniciativas para fortalecer a equipe, desde o recrutamento e seleção até o desenvolvimento de carreira e sucessão. O clima organizacional é uma preocupação da companhia e é medido semestralmente desde 2019, onde um squad cuida do tema, com a participação de pessoas de todas as diretorias, além de 80 guardiões do clima, que acompanham as iniciativas implementadas em todas as áreas.

Como próximo passo, a empresa irá conduzir o primeiro censo de diversidade e definir temas-chave para ações de treinamento e sensibilização. Com uma equipe formada por pessoas de diferentes regiões e repertórios culturais, a Vero irá reforçar as questões de diversidade para trabalhar temas como diversidade de gênero e inclusão de pessoas com deficiência.

Para o desenvolvimento dos profissionais, foi criada a Universidade Vero, que reúne as práticas e programas direcionados para o treinamento e a qualificação. Em 2021, foram promovidos mais de 28 mil horas de treinamento, resultando em uma média de 15,3 horas de capacitação por colaborador no ano.

O documento foi o primeiro passo de uma longa jornada na construção de uma governança ESG sólida e transparente na Vero. Ele está disponível no site de RI da empresa e foi elaborado de acordo com a metodologia GRI (Global Reporting Initiative), organização internacional que é referência global no reporte de temas relacionados à sustentabilidade.(Com assessoria de imprensa)

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