A boa notícia da Furukawa para o segmento de provedores regionais de acesso à internet e serviços de telecomunicações é o lançamento da linha Eas!Lux, desenvolvimento local da empresa em seus laboratórios de P&D de Curitiba (SP). No caso da nova caixa de terminação óptica preconectorizada para FTTH a redução do custo de instalação será de 2/3. Já na linha de splitters para levar a fibra até o apartamento (FTTA) a economia no investimento inicial varia entre 40% e 50% em relação aos custos atuais.

A nova linha de produtos Eas!Lux, que se encontra em fase final de testes e deve chegar ao mercado em 60/90 dias, foi apresentada Rodrigo Arenales Arantes, engenheiro de Aplicações da Furukawa, durante o Encontro Provedores Regionais Manaus, da Bit Social, realizado no dia 26 de janeiro na capital amazonense. Segundo ele, a economia na instalação da nova caixa é elevada, porque ela é selada (ou seja, não tem necessidade de fusão de fibra). Com saída para 16 cabos drop, a expansão é feita com conectores, o que permite uma expansão rápida chegando a 800 assinantes. “Trata-se de um puxadinho planejado”, arrematou Arantes.

  Já a linha de splitters para FTTA vai permitir economia entre 40% e 50% do investimento inicial. Isso porque ela contempla uma nova arquitetura. No lugar de centralizar os splitters no ditribuidor geral de elementos ópticos (DGO), geralmente no térreo do prédio e subir o cabo óptico até o apartamento, é possível, com a linha Eas!Lux, descentralizar os splitters pelos andares. Assim, eles vão sendo instalados à medida em que os assinantes vão sendo ampliados.