A Furukawa investe em tecnologia que possibilite a digitalização das linhas de transmissão de energia, requisito essencial para a automação e controle dessas redes. Uma das inovações é a linha de cabos OPDC (Optical Distribution Cable), constituída de cabos metálicos com fibra óptica no interior, o que permite conduzir energia elétrica e, ao mesmo tempo, fazer a transmissão de dados em banda larga, com maior confiabilidade na comunicação.

Para atender às diferentes aplicações do setor, a Furukawa oferece vários tipos de cabos OPDC (neutro, mensageiro e condutores fase), além de acessórios, para redes de distribuição de energia elétrica e, ainda, OPDC fase para linhas de transmissão. Nas linhas de transmissão existentes, os cabos OPDC também podem ser instalados abaixo dos condutores fase, como alternativa aos cabos longos vão, ou ADSS (All-Dielectric Self-Supporting), que são mais vulneráveis ao rompimento (causado principalmente por linhas de pipa com cerol) e a outros fatores de desgaste.

Além disso, a empresa também é a principal fornecedora de cabos OPGW (Optical Ground Wire) para novas linhas de transmissão do país. A nova linha de soluções wireless da empresa, inclui modelos de rádios digitais indicados para aplicações em linhas de transmissão de energia.

Um deles é o modelo Triband, solução ponto a ponto e ponto-multiponto que integra três rádios simultâneos com frequências livres (2,4, 5 e 60 GHz), o que aumenta significativamente o desempenho e a confiabilidade. Outra novidade, em desenvolvimento pela Furukawa, é o rádio ponto-multiponto padrão LTE (licenciado no 3GPP release 14) que opera na faixa de 250 MHz.

Com lançamento previsto para o primeiro trimestre de 2020, o produto é indicado para a implantação de redes móveis privadas, em aplicações de smart grid e Internet das Coisas (IoT).(Com assessoria de imprensa)